O 13º salário INSS 2023 traz uma boa notícia para muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. O pagamento do abono natalino para os segurados que possuem direito ao benefício já tem data prevista para iniciar. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os beneficiários receberão esse valor extra no fim do ano. Entenda melhor a seguir e fique por dentro das informações que você precisa saber sobre esse assunto.
Segundo dados oficiais, cerca de 15 milhões de pessoas deverão receber o 13º salário INSS, o que representa uma injeção financeira de milhões na economia. No entanto, nem todos os beneficiários do INSS têm direito aos pagamentos do 13° salário. Entenda agora quem tem direito ao benefício e confira os detalhes do calendário de pagamento.
Quais beneficiários têm direito ao 13º salário INSS?
O 13º salário INSS é concedido apenas aos segurados que possuem benefícios previdenciários, ou seja, aqueles que contribuíram com o INSS. Desta forma, os beneficiários que nunca contribuíram e recebem benefícios assistenciais não têm direito ao abono natalino. Vale lembrar que têm direito ao 13º salário todos os segurados que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, aposentadoria e pensão por morte.
Como funciona o calendário de pagamento do 13º salário INSS?
Os pagamentos do 13º salário INSS são divididos de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários. O cronograma de pagamentos é organizado em duas categorias: aqueles que recebem até um salário mínimo (R$ 1.320) e aqueles que ganham acima desse valor. Os pagamentos acontecem a partir de datas específicas, e você pode consultar o calendário completo acessando o site oficial do INSS.
Leia mais: Maravilha: Saiba como garantir crédito de mais de R$ 18 mil com o INSS; Confira
Como consultar o pagamento do 13º salário INSS?
Existem três formas de consultar o pagamento do 13° salário INSS. Seja por telefone, através do número 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h), pelo site oficial do Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Por meio desses canais, é possível verificar quando o valor será depositado na conta do beneficiário.
Leia mais: INSS: Decisão afeta bolso dos segurados; Confira
Agora que você já sabe quem tem direito ao 13º salário INSS 2023, fique atento ao calendário de pagamento para não perder as datas e aproveitar os valores que serão depositados. Lembre-se de que receber esse benefício é um direito seu, e acompanhar as informações disponibilizadas pelo governo é fundamental para garantir que tudo ocorra como planejado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!