Milhares de brasileiros não precisarão aguardar até o fim do ano para receber parte do 13º salário. Algumas empresas decidiram antecipar a entrega da primeira parcela desse benefício já para o mês de julho, proporcionando um alívio financeiro extra junto ao pagamento mensal. Este movimento tem um impacto significativo na economia pessoal dos trabalhadores, permitindo uma melhor gestão de suas economias.
Essa prática de antecipação do 13º salário é especialmente comum entre os empregadores públicos, onde a decisão beneficia principalmente funcionários de órgãos municipais e estaduais. Para ter direito a esse adiantamento, os trabalhadores devem estar vinculados a seus empregos há mais de 30 dias, regra estabelecida pela legislação trabalhista vigente.
O que é o 13º salário e quem tem direito a ele?
O 13º salário, também conhecido como gratificação natalina, é uma remuneração adicional garantida por lei a todos que têm carteira assinada, conforme as normas estabelecidas nas diretrizes trabalhistas do Brasil. Esse pagamento extra corresponde ao salário integral do funcionário, distribuído em duas partes ao longo do ano.
Leia mais: Nova Esperança Contra Alzheimer: Estudo Brasileiro Faz Novas Descobertas Sobre a Doença
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como funciona a antecipação do 13º salário?
A liberação antecipada ocorre a critério do empregador. No setor público, a escolha de adiantar o 13º visa, entre outros fatores, a movimentação da economia local. Além disso, a política de antecipação também pode se observar em algumas empresas privadas como uma estratégia de gestão de recursos humanos para melhorar a satisfação e o bem-estar dos colaboradores.
Leia mais: Ampliação do Bolsa do Povo em São Paulo: Novas Vantagens e Maior Apoio
Calculando o pagamento do 13º salário
O cálculo para o pagamento do 13º salário leva em consideração o tempo de serviço do funcionário no decorrer do último ano e seu salário mensal. Para chegar ao valor da primeira parcela, divide-se o total dos salários dos últimos 12 meses por 12, resultando na média salarial, que é, posteriormente, multiplicada pelos meses trabalhados, gerando o montante do adiantamento.
- Divida a soma dos salários dos últimos 12 meses por 12.
- Multiplica-se o resultado pelo número de meses trabalhados no ano.
- O valor encontrado é o montante do 13º que será dividido em duas parcelas.
Leia mais: Reposição Salarial para Aposentados é Tema de Audiência Pública. ENTENDA!
É importante observar que no pagamento da segunda parcela serão realizados descontos relativos a obrigações legais como o Imposto de Renda e, em alguns casos, pensão alimentícia, dependendo da condição do colaborador.
Esta medida de antecipação do 13º salário oferece uma respiração econômica para os trabalhadores, permitindo um planejamento financeiro melhor e a oportunidade de quitar dívidas ou realizar investimentos de forma mais tranquila durante o ano. Com a chegada do benefício em julho, espera-se uma melhoria geral na qualidade de vida dos beneficiários, que poderão usufruir de uma segurança financeira ampliada neste período. Além disso, essas movimentações tendem a estimular a economia local, trazendo um pequeno alívio em tempos de incertezas econômicas.
Veja também: SURPRESA: SALÁRIO dos APOSENTADOS INSS sofrerá REAJUSTE AUTOMÁTICO! NOVO cálculo APOSENTADORIAS 2024
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!