No ano de 2022, o 13º salário do INSS foi pago de forma antecipada aos segurados. O calendário da antecipação já se encerrou, mas existem algumas pessoas que ainda vão receber o abono! Confira se está na lista.
O abono natalino, ou 13º salário do INSS, geralmente é pago mais próximo ao final do ano para os segurados. Mas, em 2022, o Governo Federal, através de um decreto, antecipou o pagamento.
O pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS começou já no mês de abril, do dia 25 até 06 de maio. O pagamento da segunda parcela do abono foi do período de 25 de maio até dia 07 de junho. Mas, alguns segurados ainda poderão receber o 13º salário do INSS e em parcela única. Entenda melhor ao decorrer da matéria.
O que é e quem tem direito ao 13º salário do INSS?
O 13º salário do INSS é um abono pago aos segurados, que corresponde a duas parcelas de 50% do valor do benefício. Por exemplo, o segurado que ganha um salário mínimo, recebe duas parcelas de R$1212 + R$606.
O 13º salário é pago aos beneficiários que recebem os benefícios em seguida:
- Aposentadoria de qualquer espécie;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-acidente;
- Salário-maternidade
Mas, quem ganha Benefício de Prestação Continuada – BPC/Loas não tem direito ao abono, pois é de caráter assistencial. Dessa forma, quem o recebe não há contribuição com a Previdência Social.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem ainda pode receber o 13º salário em parcela única?
Os segurados do INSS que começaram a receber o seu benefício em maio desse ano, não receberam o abono de forma antecipada, pois não houve tempo hábil para isso.
Dessa forma, o Governo vai realizar o pagamento do 13º salário do INSS para esses nos meses de novembro e dezembro, em parcela única. Confira o calendário:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!