Entenda aqui nesse artigo como deve ficar o 13º salário do INSS antecipado e como deverá funcionar em 2023!
Leia em seguida: Agora sim: Folha de pagamento dos aposentados vai mudar! Ótima NOTÍCIA
Como funcionou o pagamento do 13° salário antecipado em 2022?
Durante o começo de 2022 tivemos muitas mudanças para os aposentados e pensionistas, com o Programa de Renda e Oportunidade. Entre essas mudanças, destacasse a antecipação do pagamento do 13° salário em 2022, de acordo com o que ficou estabelecido no Decreto 10.999. Dessa maneira, essa foi uma forma do governo federal dar uma ajuda financeira, com a crise econômica que está sendo vivenciada.
Uma das dúvidas mais frequentes é saber se o 13º salário INSS vai ser antecipado novamente, pelo quarto ano consecutivo. Isso porque, o propósito da gratificação é fazer com que os aposentados e pensionistas, comemorarem as festividades do final de ano dignamente e consigam pagar as contas que costumam vir mais altas durante o fim do ano. Entretanto, a antecipação para o primeiro semestre do ano, os coloca em uma situação muito delicada no final do ano.
Leia em seguida: Veja quem tem direito a revisão da vida toda – Aumento de R$1000 no salário
O 13° salário vai ser antecipado em 2023?
Como foi citado anteriormente, o governo federal, escolheu por antecipar o 13° salário nos últimos três anos, principalmente por conta da pandemia de Covid-19. Confirmando a de 2022, por meio do Programa de Renda e Oportunidade, especificamente por meio do Decreto 10.999. Para que, assim, conseguissem manter sua qualidade de vida, sem ter que comprometer sua renda mensal ou se afundar em dívidas.
Entretanto, em 2023, estando com o vírus mais controlado e grande parte dos brasileiros vacinados, não existem informações concretas de que o novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai permitir que, pelo quarto ano, o pagamento da gratificação aconteça de maneira antecipada. Podendo acontecer, por não estar descartada a possibilidade.
Até o pronunciamento contrário por parte do governo federal, a Previdência Social, deve fazer os pagamentos conforme o Decreto 10.410 de 2020, que determina o método dos repasses do 13° salário aos aposentados e pensionistas.
De acordo com o texto do decreto, o pagamento do abono extra, deve seguir a folha de agosto, pago em setembro. E, da folha de novembro, pago em dezembro. Sendo esse cronograma que se precisa seguir, se o governo federal não publicar outro decreto que trate da antecipação.
Gostou das informações sobre o pagamento 13° salário do INSS? Então confira em seguida algumas dicas para não ficar de fora de nenhuma mudança!
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!