A data do 13 salário, primeira parcela, foi divulgada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na verdade, foi informado o calendário de pagamento de todo o abono dos aposentados e pensionistas no ano de 2023.
Portanto, cerca de 36,4 milhões de segurados recebem anualmente em duas parcelas o abono salarial. Mas somente aqueles que se enquadram nas regras para receber.
Nos últimos três anos, os aposentados se acostumaram com a antecipação do décimo terceiro que começou no primeiro ano da pandemia. Por isso, esse grupo já está curioso para saber quando cai o pagamento do 13 salário, primeira parcela do INSS. Confira.
Veja quando sai o 13 salário, primeira parcela
No final do ano de 2022, o INSS divulgou o cronograma completo dos pagamentos que ocorreriam em 2023. Portanto, os aposentados já podem consultar a data em que serão depositadas as duas parcelas do benefício. Afinal, o pagamento é sempre em agosto e novembro.
Leia mais: Acaba de sair: Lula anuncia calendário de pagamento do abono natalino dos aposentados; Confira
O abono salarial é pago para mais de 30 milhões de brasileiros que recebem:
- Aposentadoria;
- pensão por morte;
- auxílio por incapacidade temporária;
- auxílio-acidente;
- auxílio-reclusão.
Mas os segurados que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao benefício.
Confira abaixo as datas de pagamento do 13 salário, primeira parcela:

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Terá antecipação do abono?
Nos três últimos anos, quando o governo decidiu antecipar o pagamento do 13º salário, o valor caiu na conta dos segurados junto com os pagamentos de abril e maio. Entretanto, para que o valor possa ser antecipado, o governo federal precisa editar uma Portaria alterando as datas de pagamento.
Leia mais: Surpresa na prova de vida do INSS em 2023: Veja as novas regras agora!
Para 2023, a gestão presidencial ainda não informou se haverá a antecipação do calendário do 13º do INSS. Afinal, atualmente estão lidando com o impasse da taxa de juros do empréstimo consignado. Portanto, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, ainda não se manifestou sobre um possível adiantamento do benefício.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!