14º salário: Pagamentos devem ocorrer em 2022
A aprovação final do 14º salário deveria ter ocorrido nesta semana, como não ocorreu, os pagamentos do abono devem ser executados em 2022! Confira:
A expectativa de muitos aposentados e pensionistas do INSS é que o 14º salário fosse pago em dezembro deste ano, mas essa ação não vai acontecer. É aguardada por uma comissão da Câmara dos Deputados a aprovação do projeto. Além disso, o Senado Federal deve dar parecer e aprovar também e finalmente, a aprovação final do governo vem do Presidente da República.
Leia mais: Pagamentos de R$400,00 no Auxílio Brasil
Anteriormente, o Projeto de Lei nº 4367/2020 (no caso, o 14º salário) havia sido aprovado por duas comissões da Câmara dos Deputados. Para ser aprovado por esta casa, o subsídio deve ser aprovado por três comissões, das quais o projeto já foi aprovado pela Comissão de Segurança Social e Família (CSSF) e a Comissão de Finanças e Tributação (CFT), sendo a última aprovada pela CFT. Atualmente, o projeto aguarda pela aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
14º salário para 2022
No dia 24 de novembro deste ano, a última homologação ocorreu durante o 14º salário da folha de pagamento, que foi aprovada pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e passou por algumas emendas parlamentares. Antes dessa aprovação, o projeto ainda não tinha fonte de financiamento, por isso era mais difícil ser aprovado porque não se sabia como pagar o abono aos segurados.
A CFT definiu três pilares de custeio para o 14º salário, de forma que o abono terá uma fonte de recursos para executar o pagamento.
- Aumento das alíquotas CSLL das instituições financeiras;
- Revogação de algumas isenções fiscais;
- Redirecionamento os dividendos, assim custeando a medida.
De acordo com a aprovação da CFT, o 14º salário será realizado em 2022 e 2023, porque não foi aprovado neste ano. A aprovação das duas casas e do Presidente da República, deveria ter ocorrido nesta semana, antes do dia 22 de dezembro, pois, os parlamentares após a data entram em recesso e só retomarão as atividades em 2022. Provavelmente, o abono será pago em março de 2022 aos segurados.
Viu isso? Aumento das aposentadorias em decorrência do salário mínimo
Caminho da Proposta P.L. 4367/2020:
- 26 de agosto de 2020: projeto apresentado na Câmara de Deputados.
- 11 de março de 2021: proposta chegou à Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
- 22 de setembro de 2021: foi aprovado com algumas alterações pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
- 23 de setembro de 2021: projeto chegou à Comissão de Finanças e Tributação (CFT).
- 24 de novembro de 2021: foi aprovado com algumas alterações pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT).
Dica Bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o 14º salário.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!
Leia mais: Prova de Vida retorna em 2022!
Se você gostou das informações sobre o 14º salário, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: