O primeiro lote da Restituição do Imposto de renda já esta sendo pago para os primeiros beneficiados! Confira então quem recebe e veja as datas de pagamento!
Vale lembrar que o prazo para declaração do Imposto de Renda se encerrou no dia 31 de maio. Desse modo, caso você fosse obrigado a declarar e não tenha entregue sua declaração, deverá pagar uma multa, com valor mínimo de R$ 165,74, mas podendo chegar até a 20% do imposto devido. Lembrando também que você ainda pode entregar a declaração, através do site da Receita Federal.
O que é a Restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução de valores que foram pagos a mais durante a declaração do Imposto de Renda. Desse modo, caso você tenha pago valores maiores do que o necessário, tem direito a receber esses valores através da restituição.
De modo geral, os valores da restituição são frutos da dedução do Imposto de Renda. As deduções ocorrem em categorias definidas pela Receita Federal, que geram uma redução no valor total do imposto. Confira então alguns gastos que são dedutíveis no Imposto de Renda:
- Saúde
- Educação
- Doações
- Previdência (social e privada)
Todos esses itens listados acima podem ser deduzidos no Imposto de Renda, com algumas restrições quanto ao objeto da restituição, como também no valor a ser deduzido.
Leia em seguida: Como consultar valores esquecidos do Banco Central
Lista de prioridade
Os pagamento da restituição do Imposto de Renda são feitos de acordo com uma lista de prioridade, definida pela Receita Federal. Ou seja, quanto maior a prioridade, mais cedo irá receber os valores. Confira então a lista:
- Primeiramente, idosos com mais de 80 anos
- Em seguida, idosos com mais de 60 anos
- Posteriormente, portadores de deficiência (física ou mental), ou que tenham dependentes nessa situação
- Seguido por contribuintes que têm o magistério como a maior fonte de renda
Por fim, o último critério utilizado é a data de entrega da declaração. Desse modo, quem entregou a declaração do Imposto de Renda nas data iniciais deve receber a restituição do Imposto de Renda ainda nos primeiros lotes, enquanto quem deixou para declarar de última hora deve receber nos lotes finais.
Leia em seguida: Não perca: Aumento de margem dos empréstimos termina mês que vem
Datas de pagamento da Restituição do Imposto de Renda
Confira então as datas de pagamento da restituição do Imposto de Renda:
- 31 maio – 1º Lote
- 30 junho – 2º Lote
- 29 julho – 3º Lote
- 31 agosto – 4º Lote
- 30 setembro – 5º Lote
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
DICA EXTRA: Tenha todas as informações sobre Restituição do Imposto de Renda de forma rápida e sem precisar ler as notícias: clique aqui e se inscreva ou então se preferir, assista!
VEJA TAMBÉM
O que devo fazer se estou muito endividado?
Liberação da 2ª parcela do 13º salário já foi confirmada – Confira o calendário
Atenção: última semana para receber o abono do INSS
3 benefícios garantidos pelo INSS que você não conhecia