Um problema para muitas pessoas é a falta de organização de suas finanças. Esse problema pode refletir em dívidas. Portanto, há necessidade de tentar um planejamento das finanças pessoais. Nessa matéria, você encontra 9 dicas de como organizar as contas do mês.
Os gastos desnecessários também são prejudiciais para as pessoas que buscam organizar as finanças pessoais e economizar dinheiro. Por isso, essas dicas vão ajudar a se organizar e economizar para não sofrer com as dívidas.
Leia mais: Saiba se você pode ou não sacar os valores da sua conta inativa do FGTS
9 dicas de como organizar as contas do mês
Agora aprenda abaixo 9 dicas de como organizar as contas do mês e ter um melhor controle das suas finanças.
1.Estude educação financeira
A educação financeira é importante para entender como economizar o seu dinheiro e, além disso, ela também pode te ajudar a estudar maneiras de fazer o seu dinheiro render. Ela ensina a como utilizar o dinheiro da melhor maneira, como identificar gastos e ganhos e, até, como investir o seu dinheiro em fundos rentáveis.
Muitas pessoas acabam acumulando um montante em dinheiro através de seus investimentos, mas não entendem os riscos e os índices de rentabilidade. Por conta disso, acabam, muitas vezes, não ganhando o quanto poderiam e correndo altos riscos no investimento.
2. Entenda sua realidade financeira e faça metas realistas
É muito importante que as pessoas entendam a sua realidade financeira, identificando os ganhos e gastos, pois, se não compreenderem esse ponto, podem acabar adquirindo dívidas que se tornam difíceis de pagar.
Procure entender quais os gastos mais urgentes, definindo as prioridades. Então procure usar planilhas no Excel ou algum tipo de aplicativo financeiro e tente anotar a sua renda e todas as contas do mês. Até mesmo as variáveis.
Esses aplicativos são de grande ajuda, principalmente para quem está iniciando essa fase de organização financeira.
Leia mais: Como consultar 4º lote da restituição do imposto de renda 2022?
3. Use cartão de crédito apenas em emergências
O cartão de crédito ajuda muito quando não possuímos dinheiro e precisamos comprar algo. Mas, ele também pode se tornar um risco financeiro. Como o seu pagamento é posterior a utilização, exige planejamento para que, na hora de pagar a fatura, tenha o valor disponível.
Além disso, é importante analisar o seu limite no cartão de crédito. Sempre opte por um valor razoável e que concorde com o seu orçamento. Sempre use em casos de necessidade.
4. Reserva de emergência
Uma reserva de emergência é sempre bem-vinda em casos de imprevistos, como problemas de saúde, demissão, problemas na casa ou carro. Por conta disso, todos os meses, é importante colocar algum valor nessa reserva de emergência.
5. Prefira pagar à vista
O pagamento à vista, além de não comprometer renda futura, também oferece descontos. Por conta disso, se a pessoa tiver condições, orienta-se que não parcele. É sempre melhor juntar um dinheiro que comprar algo por impulso.
Leia mais: Restituição Imposto de Renda 2022; veja quem ainda recebe os valores
6. Controle os gastos por impulso
Falando em comprar por impulso, esse também é um problema no momento de organizar as finanças. A compra pode parecer necessária no momento, mas, depois, geralmente percebe-se que o item pouco tem utilidade.
Além disso, pode ser um vilão para quem está tentando economizar dinheiro. Se não planejado, o valor poderá fazer falta futuramente.
7. Negocie com os credores
Uma saída para regularizar sua situação é negociar com os credores. Mostrar para empresa que você deseja pagar a dívida ajuda na hora de renegociar. Mas, antes de escutar a proposta deles, exponha a sua e comente sua condição de vida atual, isso pode diminuir o valor ou as parcelas.
8. Portabilidade de crédito
Outra saída é transferir sua dívida para outra instituição financeira com taxas de juros menores, ou pagamento mais favorável para você. Mas, desde que a atual credora aceite a troca.
9. Organize as contas do mês
Depois de fazer uma análise da sua renda, você pode usar métodos como o 50 30 20 que podem te ajudar a organizar melhor as contas do mês.
Nessa técnica você deve dividir as ruas rendas da seguinte forma:
- 50% para contas essenciais como por exemplo: Aluguel, alimentação, transporte
- 30% para gastos extras como por exemplo: Viagens, lazer, restaurante
- 20% para emergências, dívidas e ou investimentos
Você não precisa seguir esse método, mas essa é uma forma bem simples e útil de como organizar as contas do mês.
Leia mais: REALIZE SONHOS! Aprenda formas de economizar seu dinheiro na terceira idade
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!