As instituições financeiras concedem crédito para pessoas físicas ou jurídicas. Isto que dizer que há valores liberados para empréstimo ou até mesmo para benefícios previdenciários. Confira.
O que é concessão de crédito?
A concessão de crédito significa que o valor requerido pela pessoa física ou jurídica será liberado.
Leia Mais: Décimo quarto salário dos aposentados: veja quem tem direito e quando será pago
O crédito só será concedido por meio de uma análise minuciosa de informações sobre o beneficiário do valor. Isto porque, é necessário trilha informações como renda mensal, capacidade de pagamento, se o adquirente possui bens que podem garantir o pagamento do valor liberado, entre outras informações.
Importante ressaltar que o ato de liberar crédito engloba vários tipos de operações, desde empréstimo a liberação de cartão de crédito.
Portanto, a concessão de crédito pode significar inclusive, o recebimento de benefícios previdenciários pelo INSS. Ocorre que quando um beneficio é liberado pelo INSS, o aposentado ou pensionista é informado que receberá o valor através de uma carta de concessão.
Como funciona a concessão de crédito?
Para se conceder crédito é necessário uma avaliação sobre a vida financeira da empresa ou da pessoa. Portanto, conforme mencionado anteriormente é verificado vários aspectos, pois é importante saber a capacidade de pagar o valor liberado. Além do mais, com relação a benefícios é necessário entender se a pessoa se encaixa nas regras do programa para ser beneficiada.
Leia Mais: É possível fazer um empréstimo sem comprovar renda? Saiba mais
Geralmente, é analisado os seguintes dados das pessoas físicas: nome, idade, CPF, telefone, endereço, estado civil, profissão, renda mensal, nível de escolaridade, se existe restrição do CPF em órgão de proteção ao crédito como SPC/SERASA.
Desse modo, com os dados colhidos é possível saber o valor que possível a ser liberado, valor de juros, limite de cartão de crédito, entre outros.
Já os dados das pessoas jurídicas que são analisados são CNPJ, dividas trabalhistas e físicas, receita, balanço patrimonial, fluxo de caixa e lucro líquido.
É importante saber que aqueles que possuem os pontos baixo no score do Serasa dificilmente conseguirá um empréstimo ou limite de cartão de crédito. Ocorre que o score baixo significa que a pessoa ou empresa é má pagadora, o que torna a operação um grande risco. Já que a possibilidade de inadimplência do beneficiário é grande.
Portanto, em casos de liberação de valores, para pessoas ou empresas com score do Serasa baixo, o valor liberado é baixo e a taxa de juros mais alta. Isto é uma forma de garantir que a instituição financeira não sofrerá prejuízos.
Como utilizar o valor liberado pela concessão de crédito?

A pessoa poderá requerer o crédito para pagar contas pessoais, investir em sua empresa, entre outras necessidades.
Desse modo, se a instituição financeira liberar um valor, será concedido o crédito para que o beneficiário utilize com o que precisar.
Cada operação de crédito pode direcionar o valor liberado para atividades especificas, como, por exemplo uma concessão de crédito para financiamento de veículo.
Desse modo, o beneficiário deverá utilizar o valor liberado para comprar o veículo. A operação de crédito, por exemplo, pode se tratar de capital de giro para empresa.
Portanto, o dinheiro vai para investir na empresa.
No caso, de empréstimo pessoal o valor concedido pode ser utilizado pelo adquirente como quiser.
Em relação ao valor concedido devido a benefícios previdenciário do INSS. O aposentado ou pensionistas pode utilizar o valor como quiser, pois o benefício é considerado verba alimentar.
Portanto, o valor liberado pela concessão de crédito pode ser utilizado conforme a operação de crédito liberada.
É vantajoso pedir a concessão de crédito para instituições financeiras?
Para saber se vale a pena utilizar de crédito concedido pelas financeiras é importante analisar a renda da pessoa física ou da jurídica. E verificar se o pagamento dos valores concedidos não trarão prejuízos ao orçamento mensal.
Leia Mais: Aposentados e servidores vão receber mais de R$20 bi da justiça! Confira em seguida
Desse modo, é fundamental verificar se o pagamento das parcelas será possível efetuar sem comprometer a renda.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o BPC/LOAS. Clique no link e saiba mais:
Beneficiários do BPC LOAS terão direito ao 13º salário em 2022? Confira aqui
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.