INPC traz nova marca para o salário mínimo de 2022!
Com o encerramento do mês de novembro, o INPC teve novamente uma alta, no qual acaba aumentando a projeção do salário mínimo ainda mais! Confira:
Nesse último mês que se passou, mês de novembro, o INPC acabou subindo 0,84%, assim acumulando uma alta na inflação nacional de 10,96%.
Com o INPC em 10,96%, o reajuste que deve ocorrer com o salário mínimo em 2022 totalizará em R$1.220,56 se caso for confirmado.
Essa alta é menor que foi observado durante o mês de outubro, no qual o índice acabou subindo em 1,16% e acabou totalizando 11,08% conforme o INPC.
Leia mais: 14º salário vai ser pago neste mês ou só em março?
INPC é a base do reajuste do salário mínimo
O IBGE é o instituto encarregado de calcular o INPC, no qual é medido a inflação das famílias brasileiras que tem uma renda mensal de 1 a 5 salários mínimos.
Na última sexta-feira (10), acabou sendo divulgado a estatística do INPC do mês de novembro pelo IBGE.
O INPC do mês de novembro, acabou sendo a primeira vez desse ano que acabou recuando comparando com os meses anteriores.
O mês de novembro, ficou abaixo a estatística do INPC com a inflação oficial do país, no qual cresceu 0,95%.
Porém, o INPC que é a base dos reajustes para o Governo Federal no salário mínimo anualmente, ainda está superando a inflação oficial nacional, no qual se encontra em 10,74%.
Conforme o IBGE, neste último mês de novembro, teve uma desacelerada o INPC comparando com o mês de outubro, isso devido à variação negativada de 0,03% nos produtos alimentícios do país.
Nas capitais que foram analisadas pelo IBGE no mês de novembro, no qual foi analisado 16 capitais brasileiras, o INPC teve um aumento.
Somente em Aracaju (INPC se encontra em 9,66%) e Belém (INPC se encontra em 8,12%), que o INPC não ultrapassa no acúmulo em 12 meses, os 10%.
Viu isso? Reajuste do salário mínimo afeta as aposentadorias!
Gasto ao governo
O INPC além de influenciar diretamente a correção anual do salário mínimo no país, é usado para reajustas os pagamentos dos benefícios previdenciários.
Esses benefícios previdenciários seria as aposentadorias, auxílio-doença, pensões por morte e entre outros benefícios que são concedidos à contribuintes do INSS.
Com esse reajuste que ocorre com esses benefícios, acaba gerando um impacto diretamente nos gastos do governo federal.
Dica Bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o salário mínimo de 2022.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!
Leia mais: Servidores Federais devem realizar a prova de vida até 31!
Se você gostou das informações sobre o salário mínimo reajustado pelo INPC, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: