Novidades na prova de vida vão deixar o processo ainda mais fácil para os aposentados e pensionistas! Veja tudo o que muda!
Lembrando que a falha em realizar a prova de vida pode até mesmo cancelar o seu benefício do INSS! Então tenha cuidado! Leia até o fim para entender!
Prova de vida automática em todo o país
De acordo com um novo decreto, publicado no diário da união no dia 2 de fevereiro, ficou decidido que não será mais obrigatório realizar a prova de vida presencial em 2022, e que o procedimento será adequado para ocorrer automaticamente em todo o país até 2023! Mas como?
Leia mais: Beneficiários do Auxílio Brasil recebem novo lote de pagamento em SETEMBRO; confira o calendário
Mudanças na prova de vida deixaram o processo ainda mais fácil para os aposentados e pensionistas, já que o procedimento ocorrerá de maneira automática.
Dessa forma a prova de vida será realizada por procedimentos e movimentações financeiras, por exemplo, como mostraremos no decorrer do texto.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que muda na prova de vida?
Todas as informações abaixo poderão ser utilizadas como prova de vida pelo INSS, trianguladas com o ministério da saúde, o SUS e muito mais, confira:
- Acesso a dados de votação em eleições;
- Registro de transferência de bens;
- Vacinação;
- Consultas pelo Sistema Único de Saúde;
- Renovação de documentos pessoais como RG, CNH e Passaporte;
- Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico);
- Declaração do Imposto de Renda.
Assim, ao triangular dados desses diversos meios e atualizações realizadas nos cadastros do aposentado ou pensionista, de modo a realizar a prova de vida com essas informações.
Leia mais: PAGAMENTO LIBERADO? Veja como consultar valores esquecidos em bancos
Benefícios da prova de vida automática
A prova de vida automática também ajuda a proteger os aposentados e pensionistas, além de facilitar a realização do procedimento que pode até mesmo cancelar o pagamento do benefício dos aposentados e pensionistas do INSS.
Leia mais: Projeto garante R$2000 extra para aposentados e pensionistas; saiba mais
A partir de fevereiro de 2022, a comprovação de vida é verificada por dados, para que os segurados não precisem ir às agências físicas.
A mudança também evita golpes que usam a prova de vida como tema para tentar arrancar dinheiro dos idosos, então sempre suspeite de ligações que te pedem dados ou valores em 2022, uma vez que não será obrigatória este ano a realização da confirmação presencial.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Saiba tudo sobre o empréstimo consignado BPC; regras, valores, taxas
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!