No Brasil existem dezenas de benefícios que ajudam os cidadãos com a renda a cada mês. Entretanto, não existem apenas esse tipo de benefícios, pois existem aqueles que geram apenas uma facilidade a mais ou até um serviço preferencial. Esses são os benefícios não monetários e é sobre isso que vamos falar hoje
Nesse sentido, não perca nenhum detalhe e fique por dentro de todas informações sobre os benefícios monetários e não monetários do Brasil!
Conheça os benefícios não monetários e monetários
Ao longo da história do Brasil é comum que tenhamos benefícios sociais para ajudar alguns grupos de pessoas constantemente. Para reforçar essa ideia, basta lembrar do Bolsa Família, que se transformou no Auxílio Brasil, no FGTS e muitos outros programas de renda. Entretanto, esses são benefícios que sempre envolvem uma renda extra para os cidadãos Brasileiros.
Os benefícios monetários são os que envolvem um pagamento de grana extra para todos, são os benefícios monetários, mas ainda existe a classe dos não monetários.
Os benefícios não monetários, ao contrário do anterior, não envolve repasse de dinheiro ou grana extra alguma. Essa classe de benefícios, em resumo, são apenas o direito de ter alguns serviços ou vantagens em relação às outras pessoas. Sendo assim, vamos tratar mais sobre essa diferença.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Quais são os benefícios monetários?
Confira agora os principais benefícios monetários do Brasil:
- 13º terceiro salário
Como a maioria já sabe, o décimo terceiro salário é um abono extra de um salário que todos os trabalhadores formais têm direito de receber proporcionalmente aos meses de trabalho no ano.
- Salário-maternidade
O salário-maternidade é mais um benefício que tem o objetivo de gerar renda para as pessoas que precisam parar de trabalhar por causa do filho ou em situações de aborto natural, adoção e outros casos específicos.
- FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma conta formada por depósitos que o empregador realiza mensalmente na conta do seu empregado. O valor mensal equivale a 8% do salário do beneficiário e com isso ele tem uma reserva de emergência para situações inesperadas, como demissão sem justa causa.
Leia mais: Novo cartão benefício será liberado para 3 grupos do INSS
- PIS
O Programa de Integração Social (PIS) ajuda os milhares de empregados da iniciativa privada de acordo com a Lei Complementar de número 7/1970, que está valendo até hoje. Esse benefício realiza o pagamento de um abono extra anual.
- Aposentadoria
A aposentadoria, que é o benefício mais conhecido, do INSS (Nacional do Seguro Social) para todos os funcionários que estão em conformidade com a Consolidação das Leis Trabalhistas.
Confira agora os benefícios não monetários!
Conheça alguns benefícios não monetários
- Plano de saúde
Nem sempre está disponível em todas empresas, mas grande parte dos empregadores no Brasil oferecem o benefício não monetário do plano de saúde para os seus funcionários. Dessa forma, seus empregados não têm apenas o Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais: Projeto aprova empréstimo consignado com margem estendida para Servidores Públicos
- Investimento em capacitação
As empresas optam cada vez mais por profissionais com mais qualificação e conhecimento. Sendo assim, é comum que o empregador pague cursos de capacitação para seus funcionários.
- Opção de trabalhar em Home-office
Desde que a pandemia do coronavírus chegou, muitas empresas estão adotando o home-office como uma forma de continuar nas atividades sem expor seus funcionários. Esse modelo de trabalho se desenvolveu bastante nos últimos anos e hoje pode-se dizer que o home office é um benefício não monetário.
Leia mais: Bolsonaro vai pagar o 14º salário? Saiu agora Notícia QUENTE! Confira valores, regras e datas
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o abono extra do INSS. Clique no link e saiba mais.
Saiba quem tem direito e como receber o abono extra do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!