Uma das opções de crédito para quem é beneficiário do INSS é o consignado, que desconta os valores de forma direta da folha de pagamento. Ele é mais barato que as demais modalidades presentes no mercado. Mas, quem é beneficiário novo, precisa realizar o desbloqueio. Veja como.
Os novos beneficiários do INSS precisam aguardar o prazo de 90 dias para realizar o desbloqueio para contratação de consignados. No ano de 2022, o consignado também foi liberado para quem recebe benefício de Prestação Continuada.
O que é um consignado do INSS?
O consignado é uma modalidade de empréstimo que possui o desconto das parcelas de forma direta da folha de pagamento de quem contratou. No ano de 2022, a taxa de juros máxima é de 2,14% ao mês e a margem é de 35%. A margem é a porcentagem que o contratante pode usar de seu benefício para o pagamento de parcelas.
Essa porcentagem aumentou de 30% para 35%, mas apenas para quem é aposentado, pensionista e BPC. Os demais continuam com a margem de 30% (servidores públicos e militares). Esse aumento de margem foi possível por conta de uma medida provisória, que agora foi convertida na lei 14.431/2022. Essa mesma lei permitiu a contratação da linha de crédito por quem recebe BPC.
Leia mais: Descubra qual a diferença entre empréstimo e financiamento
O que é BPC?
O BPC é um benefício assistencial pago para idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que não contribuíram com o INSS e não tem condições de prover o próprio sustento. O valor do benefício é de 1 salário mínimo (R$1212). Ele foi criado através da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e é pago e mantido pelo INSS.
Mas, o INSS mantém bloqueada a possibilidade de contratar por 90 dias. Para que seja possível contratar, é preciso solicitar o desbloqueio depois desse prazo. Veja:
Leia mais: Saiba como calcular quanto custa um empréstimo: Aprenda agora
Como desbloquear benefício do INSS para fazer empréstimo
O titular do benefício do INSS ou o representante legal podem solicitar o bloqueio ou desbloqueio do benefício para a contratação de empréstimo consignado. Para isso, basta acessar o aplicativo ou site do Meu INSS e seguir as etapas correspondentes.
Leia mais: Empréstimo BPC para representante legal: confira o valor liberado
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer, que nesse caso é bloqueio/desbloqueio de benefício;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Já para acompanhar a solicitação, pode seguir os passos em seguida:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar Pedidos”;
- Encontre seu processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!