A portabilidade de consignado é uma opção para quem está pagando uma parcela muito alta de um empréstimo e não conseguirá se manter assim por muito tempo. Nesse sentido, fazendo a portabilidade você garante que terá uma nova e melhor condição de pagamento, juros e tempo para pagar esse valor devido.
Isso parece muito bom, não é? Então venha ver como funciona esse processo e quando vale a pena fazer a portabilidade dos empréstimos!
O que é a portabilidade de consignado?
A portabilidade de consignado, assim como as outras, é uma oportunidade que o contratante tem de trocar a sua operação de crédito entre bancos ou instituições financeiras. A partir disso, os aposentados e pensionistas podem ter oportunidades melhores de pagamento, ou seja, podem trocar as regras de crédito.
Leia mais:Auxílio Brasil: confira calendário e quem recebe o benefício em SETEMBRO
As regras de portabilidade de crédito estão valendo desde 2013, quando o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou essa nova operação. Nesse momento, o maior objetivo do Governo Federal era fomentar a concorrência entre as instituições de crédito e com isso reduzir as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Como funciona a portabilidade do consignado
Resumidamente a portabilidade do consignado é apenas uma compra do empréstimo que você não está conseguindo pagar e para isso o banco que executa a portabilidade paga sua dívida e faz um novo empréstimo. Esse novo empréstimo vem com condições diferentes que são mais acessíveis quanto a valores da fatura, percentual de juros ou até prazo para pagar.
Leia mais:13º salário INSS: Veja quem fica de fora dessa nova parcela!
A partir disso, no momento em que você contrata a portabilidade sua dívida com o banco anterior deixa de existir, restando apenas esse novo crédito em condição de pagamento melhor. Sendo assim, fique atento nas novas condições para contratar a portabilidade, pois muitos especialistas recomendam a portabilidade vale a pena nos casos abaixo:
- Quando há condições mais vantajosas como uma taxa de juros inferior ou ainda um Custo Efetivo Total (CET) também inferior ao primeiro contrato;
- Quando há melhora na qualidade na prestação do serviço (atendimento);
A portabilidade custa muito caro?
Na realidade, a portabilidade de consignado não acarreta cobranças de taxa para contratos que não sejam de imóveis. Mesmo assim, é possível que o banco que vai portar sua dívida possa cobrar uma pequena taxa para estabelecer esse novo relacionamento.
Leia mais:Grande novidade chegando no extrato de pagamento do INSS
A portabilidade está disponível para as linhas de crédito para pessoa física como:
- cartão de crédito; cheque especial;
- financiamento de veículo;
- crédito imobiliário;
- crédito pessoal (incluindo o crédito consignado).
Tendo tudo isso em mente, no próximo tópico falaremos um pouco mais sobre as principais formas de fazer a portabilidade
Como fazer a portabilidade do crédito?
A portabilidade de consignado tem duas principais fases que indicam o que deve ser feito para trocar o eu débito de banco, são elas:
- Desaverbação do contrato atual: como o contrato é encerrado antes do prazo, é preciso fazer a desaverbação da operação. Neste momento a margem consignável é liberada, mas já reservada a favor do novo consignatário.
- Averbação da nova operação: o novo consignatário deve averbar o contrato firmado para garantir o recebimento das parcelas.
Sendo assim, o indicado é que o período entre essas duas fases seja de no máximo 20 dias úteis e durante essas semanas não é possível usar a margem de empréstimo.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o pagamento do 14º salário. Clique no link e saiba mais.
SURPRESA ÓTIMA: VITÓRIA Pagamento 14º SALÁRIO dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS! RESULTADO da VOTAÇÃO
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.