O Auxílio Brasil teve algumas mudanças no ano de 2022. O valor do benefício aumentou e o Governo decidiu antecipar o pagamento do mês de agosto, quando ocorreu o pagamento da primeira parcela com aumento. No mês de setembro, os pagamentos continuaram no cronograma normal, sem antecipação, cuja liberação começa na semana que vem, dia 19. E para outubro, o pagamento será antecipado?
O pagamento do Auxílio Brasil do mês de setembro inicia no dia 19, seguindo a ordem do número final do Número de Identificação Social (NIS). Você pode conferir o calendário ao decorrer da matéria. Já no mês passado, em agosto, o pagamento foi antecipado.
Como não deu tempo de realizar a publicação no Diário Oficial da União e análise de dados dos usuários para esse mês de setembro, não será antecipado. Porém, para outubro, o Governo Federal já vem se programando para antecipar, de acordo com informações extra oficiais do Ministério da Cidadania. Dessa forma, o primeiro grupo já começa recebendo no dia 10 de agosto e não no dia 18 como está no calendário.
Inclusive, muitos beneficiários reclamaram da anomalia causada no calendário, pois acabaram tendo um período longo de recebimento entre um mês e outro. Por exemplo, o beneficiário com NIS final 1 recebeu no dia 9 de agosto e somente receberá no dia 19 de setembro. Ou seja, um intervalo de 40 dias.

Leia mais: Como movimentar o saldo do Auxílio Brasil sem cartão; confira
Calendário de setembro do Auxílio Brasil
19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0
Quem tem direito ao Auxílio Brasil?
Para receber o Auxílio Brasil, a família precisa se encontrar em situação de vulnerabilidade social, com renda de até R$210 mensal per capita. O Cadastro único precisa estar atualizado e, pelo menos, um dos membros da família precisa ser: gestante, lactante, criança, adolescente ou jovem de 21 anos.
Leia mais: Auxílio Brasil 600: parcela de SETEMBRO começa a ser paga na próxima semana
A inscrição no Cadastro único precisa ser feita junto à Assistência Social do Município. Dessa forma, a família vai para a fila de espera para receber o auxílio. Conforme vai liberando orçamento, o Ministério da Cidadania inclui mais pessoas. Da mesma forma, quem já tem Cadastro único e não recebe, também está na fila de espera para receber o benefício.
Pagamento antecipado em outubro
Apesar de ter a previsão de liberar de forma antecipada o pagamento do Auxílio Brasil no mês de outubro, para tentar consertar essa anomalia gerada no calendário, o Ministério da Cidadania não divulgou nenhum calendário oficial com as datas de pagamento antecipadas.
Dica bônus:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!