Confira como se aposentar com 55 a 60 anos através do INSS e quais as regras que devem ser observadas. Todas as informações você encontra aqui:
Ao completar entre 55 e 60 anos, os segurados do INSS, começam a pensar na sua tão esperada aposentadoria. Dessa forma, começam a buscar mais informações sobre as possibilidades de ter o melhor benefício previdenciário concedido.
Portanto, elaboramos essa matéria especial para tratar da aposentadoria com 55 a 60 anos e das 6 regras de transição disponíveis. Continue sua leitura!
O que é aposentadoria?

A aposentadoria consiste em um benefício previdenciário oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que preencha os critérios previstos em lei. Dessa forma, podemos a definir com afastamento por parte do trabalhador, mas remunerado.
Leia mais: Saiu: Aposentados Podem Receber 3 Parcelas De R$1.500; Confira Todos Os Detalhes Do Projeto
A maioria das espécies de aposentadorias, exigem uma idade mínima do trabalhador. Além disso, ele vai precisar comprovar que possuo o tempo de contribuição necessária, carência, entre outros requisitos legais. Tendo como responsável pela manutenção do benefício previdenciário o próprio INSS.
O que são regras de transição?
As regras de transição visam garantir que os benefícios previdenciários tenham mudanças gradativas. Para que assim, não haja prejuízos para aqueles que já estavam contribuindo para a Previdência Social antes da reforma que aconteceu na legislação em 2019. Auxiliando aqueles que desejam saber como se aposentar com 55 a 60 anos.
Leia mais: Vai Ser Pago O Décimo Quarto Salário Para Os Aposentados?
Quais as regras para se aposentar com 55 a 60 anos?
Para entender como se aposentar com 55 a 60 anos, precisamos esclarecer que todas as regras de transição, exigem que o segurado do INSS, tenha uma carência mínima de 15 anos (180 meses), sendo o mesmo no caso do tempo de contribuição.
Leia mais: Agora Sim: INSS Confirma 8 Benefícios Exclusivos Para Aposentados E Pensionistas
Entretanto, quando se refere a aposentadoria por tempo de contribuição, não há com frequência empecilhos com a carência, pois o segurado normalmente possui mais tempo exigido do que carência, conflitando mais na aposentadoria por idade. Contudo, no caso da aposentadoria especial, que no grau alto, vai exigir do segurado 15 anos ininterruptos de atividade especial.
Em seguida, você confere como se aposentar com 55 a 60 anos através das regras. Confira:
Regra da Idade Mínima Progressiva
Através da regra da idade mínima progressiva, podem se aposentar as mulheres com mais de 57 anos e 6 meses e que possuam 30 anos de contribuição.
Leia mais: Agora Sim: INSS Divulga Lista De Quem Recebe Abono Extra Em Parcela Única
Regra do Pedágio de 100%
A regra do pedágio de 100% pode ser usada por mulher com idade superior a 57 anos e por homens com mais de 60 anos. No entanto, precisar ter o tempo de contribuição mínimo solicitado e cumprido o pedágio.
Regra do Pedágio de 50%
Na regra do pedágio de 50% não há uma idade mínima a ser observada para os homens e para as mulheres. Mas desde que, faltava menos de 2 anos de contribuição antes de ocorrer a Reforma da Previdência, ou seja, até o dia 13 de novembro de 2019.
Leia mais: Vantagens E Desvantagens Do Empréstimo Consignado; Saiba Como Solicitar
Regra de Pontos
Se encaixam a regra de pontos as mulheres que tenham 89 pontos e os homens que tenham 99 pontos. Portanto, para saber os pontos que você possui, faça a soma do seu tempo de contribuição com a idade do segurado.
Regra da Aposentadoria por Idade
Não se encaixam nem as mulheres, nem os homens agora em 2022.
Leia mais: DINHEIRO NA CONTA! INSS Libera Salário Em Dobro Para Aposentados
Regra da Aposentadoria Especial
Os homens e as mulheres podem solicitar, conforme o tempo de atividade especial, bem como, a pontuação mínima exigida e o grau em que o segurado esteve exposto.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!