A revisão da vida toda pode fornecer novos valores para aposentados e pensionistas do INSS. Entenda como funciona!
Veja aqui tudo sobre a revisão da vida toda, que pode aumentar salários de aposentadorias de milhares de aposentados e pensionistas do INSS.
Revisão da vida toda
A revisão da vida toda trata-se de um tópico que vem sendo julgado pelo STF com a possibilidade de aumentar os salários e aposentadoria de milhares de aposentados e pensionistas em todo o país.
Em 2022 o STF já realizou uma votação importante, em plenário virtual, onde os votos foram a favor da revisão, entretanto a decisão ainda não é definitiva.
Leia mais: Veja qual será o novo salário mínimo dos aposentados em 2023
Aqui você confere as novidades envolvendo a revisão da vida toda e o julgamento da mesma que, se aprovada, pode melhorar a vida de muita gente no nosso país.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é a revisão da vida toda?
A revisão da vida toda trata-se de um julgamento que visa corrigir o erro de cálculo em benefícios do INSS que desconsideraram contribuições anteriores ao plano real.
Dessa forma a revisão busca incluir no cálculo das aposentadorias, benefícios e pagamentos do INSS as contribuições realizadas antes da nova troca de moedas.
Quem se beneficia da revisão?
A revisão da vida toda é direito de quem teve seu benefício de aposentadoria concedido entre os anos de 2009 e 2019, tendo sido assim afetado pela reforma da previdência.
É necessário também que o cidadão tenha trabalhado e contribuído com a previdência antes da troca da moeda para o real, ou seja, antes de 1994.
Dessa forma, quem tem interesse em se beneficiar da revisão, deve buscar um especialista na área para realizar os cálculos relevantes que possam comprovar o aumento do salário.
Leia mais: Surpresa: Dinheiro chegando para 3 grupos do INSS na próxima semana
Solicitar revisão da vida toda
Uma vez aprovada a revisão da vida toda só poderá ser solicitada por vida judicial, ou seja, com a ajuda de um advogado que deve ajuizar o processo de revisão.
Veja abaixo os documentos necessários:
- Identidade e CPF
- Comprovante de residência atualizado
- CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais (obtido no Portal do meu.inss.gov.br)
- Carteira de trabalho, se teve contribuições anteriores a 1982
- Procuração
- Declaração de hipossuficiência (caso tenha direito à justiça gratuita)
- Cópia da carta de concessão da aposentadoria, ou processo administrativo da concessão
- Cálculo do tempo de contribuição
- Relatório de cálculo da RMI, incluindo os salários de contribuição anteriores a julho/1994.
Lembrando que a revisão da vida toda não é o mesmo de uma revisão da aposentadoria, que pode ser solicitada por qualquer beneficiário do INSS no próprio aplicativo do MEU INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o 14º salário . Clique no link e saiba mais.
Governo confirma atraso na liberação do empréstimo auxílio Brasil
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!