Atenção: PIS/Pasep para saque
O PIS/Pasep de mais de 10 milhões de brasileiros está disponível para saque, segundo dados da Caixa Econômica Federal.
Leia mais: Foi aprovada a margem social?
O acumulado disponível para saque já soma R$ 23,4 milhões. Esse valor disponível é referente as cotas e não ao abono. Elas destinam-se aos trabalhadores que tinham carteira assinada no período de 1971 a 4 de outubro de 1988. O dinheiro foi liberado devido a medida provisória (MP) 946/2020 e o prazo para os beneficiários é 1º de junho de 2025.
Quem pode sacar?
O trabalhador que não sacou o PIS (na Caixa) ou Pasep (no Banco do Brasil), mas que os valores já estejam vinculados ao Fundo de Garantia, pode sacar pelo aplicativo do FGTS, onde é possível consultar o saldo da conta. Outras formas de consultar o saldo é pelo site do FGTS, internet banking, ou nas agências Caixa. De forma presencial, é necessário apresentar documento de identificação com foto.
Leia mais: PREVISÃO ATUALIZADA: Salário Mínimo 2022!
O titular da conta pode sacar o dinheiro disponível, independentemente da sua idade. Em caso de morte do titular, os dependentes poderão retirar o saldo das cotas do PIS/Pasep.
Sendo assim, os dependentes precisarão apresentar documentos como certidão de óbito e certidão que comprove que é dependente habilitado a receber pensão por morte, alvará judicial designando os beneficiários do saque ou escritura de inventário.
Quando não há dependentes habilitados a receber pensão por morte, é preciso apresentar autorização de saque subscrita por todos os sucessores, certidão de óbito e cópia dos documentos dos respectivos sucessores. Certamente, um valor a mais disponível para quem tem direito é de grande ajuda e o prazo até 2025 também é benéfico, visto que tem bastante tempo para o beneficiário se programar.
A Caixa ainda não divulgou o calendário do abono para quem tem carteira assinada, mas a previsão é que o período de pagamento seja de janeiro a dezembro de cada exercício, com base nas informações prestadas pelos empregadores no ano anterior.
Leia mais: Vai ter 14° salário para os aposentados?
Se você gostou das informações sobre saque PIS/Pasep, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: