Na hora de fazer o requerimento de um crédito muitos brasileiros podem ter dúvidas de qual escolher. Isto porque existem diversas modalidades de crédito pessoal no mercado. Este artigo demonstrará qual a diferença entre o que é o empréstimo e o que é o financiamento. Confira as informações.
O que é o empréstimo?
O empréstimo é um crédito pessoal que não possui um destino especifico para o valor que será liberado pelo banco. Ou seja, o consumidor poderá utilizar o valor liberado pelo empréstimo da forma que quiser. Seja para pagar uma divida, seja para fazer uma viagem.
No entanto, o compromisso de fazer o pagamento das parcelas é mantido.
Os bancos e financeiras podem oferecer o empréstimo de uma forma mais rápida e fácil. Isto porque o valor liberado pelo empréstimo pode ser liberado na conta em até 24 horas.
No entanto, a taxa de juros do empréstimo é mais alta que a taxa de juros do financiamento.
Para conseguir um empréstimo geralmente é verificado a capacidade financeira do consumidor e a análise no cadastro de inadimplentes. Desse modo, é importante saber a diferença entre empréstimo e financiamento.
E o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é um beneficio de aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. Sendo que devido a lei que aumentou a margem dos consignados estendeu o beneficio para os participantes do BPC e Auxílio Brasil, além de militares e trabalhadores celetistas.
Importante lembrar que o empréstimo consignado é um crédito pessoal, no qual o pagamento das parcelas é descontado diretamente da folha do beneficiário.
Atualmente, o empréstimo consignado para os segurados do INSS é o que possui uma das menores taxas de juros do mercado, no valor de 2,14%.
O que é financiamento?
O financiamento é um crédito pessoal que deverá possuir uma finalidade. Ou seja, o valor que for requerido deverá ser justificado para o banco ou instituição financeira que conceder o crédito.
Portanto, o financiamento ocorre quando o valor é requerido para utilizar em algo especifico.
Desse modo, para adquirir um financiamento é necessário apresentar o destino daquele valor, além de ser feita análise dos dados do consumidor, sendo eles:
- Renda pessoal
- Capacidade de pagamento
- Consulta aos órgãos de proteção de crédito
O financiamento é mais burocrático do que o empréstimo, no entanto, por ser mais difícil de conseguir o valor da taxas de juros aplicado é menor.
O financiamento pode ser feito, por exemplo, para comprar um imóvel, adquirir um carro ou até mesmo pagar por estudos, entre outros.
Qual a diferença entre empréstimo pessoal e financiamento?
A principais diferenças entre o empréstimo e o financiamento são:
- As taxas de juros de empréstimos são mais altas e costumam variar de acordo com o número de parcelas. Isto ocorre, pois este tipo de empréstimo não exige garantia de pagamento como hipoteca ou alienação fiduciário de imóvel ou veículo.
- Os financiamentos são processos mais burocráticos e por isso o limite de crédito pode ser mais alto
- Para conseguir um empréstimo não é necessário justificar o porque e para que será utilizado o valor, já o financiamento deverá ser especificado o destino do valor que será liberado.
Desse modo, importante verificar sua necessidade para decidir qual destes créditos pessoais escolher.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o 14º SALÁRIO. Clique no link e saiba mais:
Bancos anunciam pagamento de um 14° Salário para o fim do ano
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.