O cartão de crédito é uma ferramenta de pagamento bastante utilizada pela população, por isso é importante saber como usar o cartão de crédito. Segundo a Associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamentos no Brasil (ABECS) no Brasil foram efetuados 100 milhões de operações com o cartão de crédito.
Ocorre que o cartão além de oferecer facilidade, praticidade, conta também com uma maior segurança contra roubos oferecendo diversas vantagens para seus usuários.
O cartão de crédito muitas vezes oferece programa de milhas, pontuações, cashback e outros. O que compensa o usuário quando faz gastos no mesmo.
Ademais, o cartão de crédito é uma modalidade que oferece um prazo para pagamento. Já que a quitação do cartão precisa ser feita apenas quando a fatura é fechada.
No entanto, mediante tantas facilidades é necessário tomar bastante cuidado para que o consumidor não entre em dividas das quais não consegue sair. Verifique.
Possuir autocontrole
É necessário que o usuário do cartão tenha planejamento financeiro e utilize o cartão apenas com compras necessárias.
Leia Mais: Beneficiários do BPC continuarão sem 13º em 2022?
É que devido as facilidades que o cartão de crédito oferece ao consumidor, muitos se descontrolam e fazem compras de produtos e serviços que não precisam, mas só por achar interessante ou por sentir vontade, só porque possui limite suficiente.
Portanto, é necessário controlar os gastos, de forma que os mesmo sejam dentro da renda mensal e de forma que o pagamento do cartão de crédito não comprometa toda a sua renda.
Tente ao máximo não parcelar as compras
O parcelamento compromete a renda de forma fixa, portanto é melhor que sejam feitas menos parcelas possíveis. É que quanto mais compras parceladas, mais fácil perder o controle das contas. Já que o valor parcelado será somado ao final da fatura podendo levar ao superendividamento.
Não utilizar o recurso de pagamento da parcela mínima do cartão
Ao utilizar o recurso as parcela mínima, a fatura entra em crédito rotativo, que é uma espécie de empréstimo com valores de juros muito altos, que podem gerar um alta divida.
Leia Mais: INSS libera novo cartão benefício para os aposentados
Desse modo, dependendo do valor dos juros que serão aplicados no crédito rotativo, pode ser uma melhor alternativa adquirir um empréstimo que possua taxa de juros mais baixas para poder pagar a fatura.
Controlar o valor das faturas

Necessário controlar a fatura para que o valor total do cartão de crédito não consuma mais de 50% de sua renda liquida. Sendo assim, será uma garantia que os gastos com o cartão de crédito não serão maiores que sua renda. Portanto, diminui as chances de endividamento.
Aproveite os benefícios que o cartão de crédito pode dar
Além de saber como usar o cartão de crédito é importante saber os benefícios que ele pode trazer, o cartão de crédito pode oferecer diversos benefícios. Como os pontos com milhas. Ocorre que as compras feitas com o cartão de crédito são convertidos em pontos, que podem ser convertidos em milhas. Estas milhas podem ser utilizadas para comprar passagens aéreas, hospedagem, entre outros.
Leia Mais: Beneficiários do BPC continuarão sem 13º em 2022?
Dessa forma, não será necessário gastar dinheiro com passagens aéreas, por exemplo, podendo adquiri-las apenas com pontos do cartão.
Existe, também, a possibilidade do cashback, que ocorre quando é devolvida uma porcentagem do valor utilizado em compras para você.
Ademais, alguns programas oferecem a isenção de anuidade.
Desse modo, valerá a pena gastar no cartão de crédito já que poderá ganhar benefícios com o dinheiro que já foi gasto.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o 14º SALÁRIO. Clique no link e saiba mais:
Bancos anunciam pagamento de um 14° Salário para o fim do ano
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.