Na última segunda-feira (26), o Banco Central publicou uma resolução em que estabelece um limite máximo na Tarifa de Intercâmbio (TIC) equivalente aos cartões emitidos por fintechs, bem como já era previsto para cartões de bancos tradicionais. Essa decisão pode mexer na disputa travada entre fintechs e os grandes bancos. Dessa forma confira o limite de tarifa para cartão de crédito:
Essa Tarifa de Intercâmbio é uma porcentagem de cada compra que as bandeiras dos cartões realizam o pagamento para os bancos emissores. A partir dessa nova regulação que começa a valer a partir de abril de 2023, o limite determinado para cartões de fintechs será de 0,7% ao passo que para os cartões de bancos a taxa segue em 0,5%.
Vale mencionar que essa diferença na regulamentação acontece devido que as fintechs não emitem cartões de débito, e sim cartões pré-pagos que possuem funcionamento similar, mas que são englobados por uma regulação diferente.
Leia Mais: Idosos recebem 14º salário do INSS; veja quando será pago
Entretanto, antes dessa modificação feita pelo Banco Central, a TIC não possuía limite para fintechs.
O Banco Central por meio de uma nota enviada ao Extra disse que a resolução determina um limite máximo para cartões pré-pagos diferenciando do cartão de débito.
“A redução da TIC, aliada à grande concorrência no mercado de pagamentos, tem o potencial de diminuir custos para o comerciante na aceitação de cartões, dando-lhe condições de repassar essa economia para o preço final de seus produtos”, disse o BC na nota.
O que é Tarifa de Intercâmbio ?

As tarifas de intercâmbio possuem como determinação as bandeiras Mastercard e Visa, e por exemplo, são cobradas para pagar os emissores de cartões. Elas integram a MDR, a taxa de desconto que as empresas de “maquininhas” recolhem dos lojistas.
Leia Mais: INSS confirma liberação do novo cartão benefício: Confira
O que pode afetar o percentual da taxa de intercâmbio?
Adquirente local
Físico e digital
Tipo de negócio
Débito ou crédito
Interchange++: a estrutura de cobrança transparente
O que pode determinar o valor a ser pago da taxa de intercâmbio são os seguintes fatores: região, canal de venda, tipo de cartão e modelo de negócio.
Leia Mais: Governo libera R$1,03 bilhão em recursos para pagamento do Auxílio Caminhoneiro
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.