O cartão de crédito consignado funciona semelhantemente a um cartão de crédito convencional. Portanto, os consumidores podem usar a ferramenta de compra para as despesas do dia a dia. Mas, apesar deste serviço contar com algumas vantagens em relação ao cartão comum, os usuários devem realizar as compras com cuidado.
Em resumo, esse tipo de cartão possui cobranças de juros menores. Afinal, o risco de inadimplência é menor, pois os valores gastos mensalmente são descontados diretamente na fonte pagadora.
O cartão de crédito consignado pode ser usado por variados tipos de públicos. Portanto, o produto pode ser contratado por aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, servidores públicos e privados.
Saiba como ter tipo de cartão
Para fazer uso do cartão de crédito consignado, o convênio ou empresa deve ser associada ao banco onde o contratante deseja contratar o produto. Mas o desconto automático da fatura não pode superar 5% do benefício ou do salário líquido da pessoa.

Atualmente, o governo federal aumentou a margem do crédito consignado de beneficiários do INSS para 45%. Entretanto, este aumento de 5% tem relação com a nova modalidade de crédito: o cartão de benefício consignado.
Esta novidade de crédito já está disponível nas instituições financeiras. Portanto, aposentados, pensionistas e demais beneficiários já podem solicitar o seu. Com isso, o consignado ficou desta forma para este público:
- 35% para empréstimo consignado;
- 5% para cartão de crédito consignado; e
- 5% para cartão de benefício consignado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Cuidado ao usar o cartão de crédito consignado
Como se trata de uma modalidade de crédito, os contratantes devem pensar se a opção realmente é necessária. Afinal, mesmo que exista um risco menor de endividamento pela falta de pagamento, os gastos no cartão de crédito consignado resultam em menor renda aos segurados do INSS.
Contudo, além do desconto das parcelas, ainda tem os juros, como em qualquer cartão. Portanto, o cidadão que optar pelo produto, deve procurar as instituições que oferecem os menores juros. Sendo assim, uma pesquisa vale a pena.
Leia mais: Você trabalhou entre 1971 e 1988? Receba agora essa grana liberada pela Caixa
Geralmente, o uso do consignado é recomendado para momentos de necessidades inadiáveis e urgentes.
Portanto, se o consumidor decidir usar o cartão de crédito consignado para compras não essenciais, poderá ter uma dívida sem necessidade.
No entanto, se você quer usar o benefício do cartão de crédito consignado, conte com a João Financeira. Clique aqui e fale com os nossos especialistas.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!