Os beneficiários do INSS têm direito ao abono natalino, ou 13º salário, todos os anos. Esse abono corresponde ao valor do salário. Geralmente, é dividido em duas parcelas, em que é pago 50% do valor em cada. Muitos beneficiários ainda vão receber os valores no mês de novembro. Veja:
Assim como os trabalhadores em regime formal de trabalho, os beneficiários do INSS têm direito ao abono natalino. Esses valores costumam ser pagos no final do ano. Entretanto, o Governo Federal resolveu fazer a antecipação, através do Programa de Renda e Oportunidade.
Esse programa visou auxiliar economicamente os brasileiros e liberou diversas medidas de enfrentamento à crise da pandemia, como liberação do saque FGTS, aumento de margem para empréstimos e a antecipação do 13º salário do INSS.
A publicação do Programa no Diário Oficial da União ocorreu no dia 18 de março. Dessa forma, a partir desse dia, as medidas de liberação de crédito desse programa começaram a valer. Veja mais informações.
Leia mais: Aposentados recebem 13º salário em novembro
Abono natalino INSS antecipado em 2022
Conforme já falado, o abono natalino do INSS teve antecipação no ano de 2022. O calendário de pagamentos iniciou no dia 25 de abril e teve finalização no dia 7 de junho, em que os beneficiários receberam em duas parcelas.
Essa antecipação do 13º salário foi possível por conta do Decreto 10.999, inserido no programa de renda e oportunidade. Dessa forma, o pagamento aconteceu para quem já recebia o benefício do INSS quando ocorreu a publicação do Decreto.
Leia mais: Bolsonaro promete 13º salário para beneficiários do Auxílio Brasil; confira
Mas, aqueles beneficiários que não puderam sacar o abono natalino deverão receber no mês de novembro e dezembro, em parcela única. Trata-se daqueles beneficiários que começaram a ganhar o benefício do INSS a partir de maio de 2022.
Vale lembrar que tem direito ao abono natalino do INSS aqueles beneficiários que são aposentados, pensionistas e para os segurados de recebem salário-maternidade, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-doença.
13º salário INSS em novembro
Quem recebe algum benefício do INSS e foi contemplado a partir de maio, quando entrou em vigor o decreto da antecipação do 13º salário, apenas receberá o abono no mês de novembro ou dezembro. Além disso, será em parcela única.
Leia mais: Novo grupo de aposentados e pensionistas recebem 13º salário do INSS em novembro; veja
O calendário tem divisão de acordo com o último número de benefício do INSS, do 1 ao 0. Além disso, há uma subdivisão entre quem recebe um salário mínimo e mais que isso. Veja a seguir quando será o pagamento da parcela única do abono natalino do INSS:

Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!