Você certamente já ouviu falar que o salário mínimo ”não tem aumento real” em determinados anos, entenda o que isso quer dizer!
É um fato que o salário mínimo aumenta todos os anos, visando assim equiparar o valor ao aumento da inflação, que reduz o poder de compra do brasileiro. Mas como assim ”não existe aumento real”? Entenda!

Salário mínimo sobe todos os anos
O salário mínimo sobe todos os anos. Isso porque, como dita a constituição, o salário mínimo deve ser ajustado anualmente para corrigir o aumento da inflação, mantendo-se relevante e capaz de fornecer alimentação e outros direitos natos aos cidadãos, culminando em um mínimo de qualidade de vida.
Leia mais: Lula promete R$150 a mais para beneficiários do Auxílio Brasil em 2023; entenda a proposta
Sabemos que não é o caso no Brasil, mas ainda assim o salário mínimo sofre ajustes anuais. Esses ajustes, normalmente, buscam apenas compensar a inflação, ou seja, manter o salário no mesmo nível de poder aquisitivo.
Quer saber como é definido o aumento do salário mínimo? Continue lendo!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
INPC
Quem pauta o salário mínimo são os índices relevantes. Leva-se em consideração a inflação e outros fatores para chegarmos ao INPC, o índice nacional de preços ao consumidor.
O INPC averigua o poder aquisitivo do Brasileiro com aquele mesmo salário mínimo, atingindo assim o aumento necessário para que se mantenha.
Leia mais: Entenda como vai funcionar o pente fino do INSS; evite que seu benefício seja cortado
Neste ano de 2022 o índice prevê um aumento de 6,41%, o que estabelece o novo valor do salário dos aposentados como sendo R$ 1.291,26 para 2023. Vale lembrar que o valor está sujeito a mudanças, tendo nesse mesmo ano oscilado de mais de 8% até os atuais 6,41%.
Mas e o aumento real do salário mínimo?
Aumento real do salário mínimo
O que é comumente chamado de ”Aumento real do salário mínimo”, trata-se de uma correção além da inflação, ou seja, um aumento do salário mínimo que realmente aumente o poder aquisitivo da população, ao invés de apenas equalizá-lo à inflação.
Leia mais: O que é um empréstimo consignado e como ele funciona? Confira valores liberados
O último ano onde tivemos um aumento real do salário mínimo foi 2019, quando o valor aumentado ultrapassou a previsão da inflação.
Entretanto, segundo a Dieese, um salário mínimo necessário para sustentar uma família com boa qualidade de vida seria acima dos 5 mil reais, um valor muito aquém da realidade dos brasileiros.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o Auxílio Brasil. Clique no link e saiba mais.
Surpresa para os aposentados: Salário vai subir para 2023 consulte os valores
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!