No Brasil, existem mais de 35 milhões de beneficiários do INSS. No entanto, esses beneficiários passam por revisões com frequência e parte deles, acabam com aposentadorias e pensões suspensas ou bloqueadas e qual a razão disso?
Nesse sentido, são várias as razões para a suspensão ou bloqueio do benefício que se dá por irregularidades. Desde a falta de respeito as regras ou a inadequação a modalidade. Por exemplo, uma doença que já não existe.
Por isso, veja a seguir o que fazer para evitar que seu benefício seja bloqueado. Acompanhe!
De que forma posso evitar que o meu benefício seja bloqueado?

Para muitos brasileiros, o direito ao pagamento realizado pelo INSS é fundamental até para a própria sobrevivência. Dessa forma, é dele dele que sai a maior parte da renda familiar do segurado pela Previdência Social.
No entanto, devido a várias irregularidades é cada vez maior o número de beneficiários que perdem o seu benefício por suspensão ou bloqueio. A boa notícia é que é possível evitar que o INSS bloqueie o seu benefício, como veremos.
Leia mais: Veja o valor do aumento de salário que será liberado para os aposentados
Mantenha o cadastrado atualizado
Em primeiro lugar, para evitar que o INSS bloqueie ou suspenda, mantenha os seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) sempre atualizados. Nesse sentido, mantenha os dados atualizados a cada dois anos para manter a continuidade dos benefícios.
Leia mais: INSS: Problemas na Folha de Pagamentos prejudica alguns aposentados
Faça a prova de vida
Existe a chamada Prova de Vida que é um procedimento instaurado pela Previdência Social para que benefício não seja utilizado em nome de outra pessoa. Ou seja, fazer esse procedimento é de suma importância para garantir ao sistema que é você quem está recebendo o benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Do contrário, o INSS bloqueia ou suspende o benefício. Por isso, se você é aposentado ou pensionista do INSS, lembre-se de sempre realizar o procedimento dentro do prazo estipulado.
Leia mais: Novo grupo recebe pagamento 13º salário parcela única. Veja se você está na lista
Não falte a perícia obrigatória
Essa é uma regra da Previdência Social em que todo contribuinte ao dar entrada em um benefício precisa fazer a perícia obrigatória. Nesse sentido, é através dessa perícia que o INSS comprova a necessidade do auxílio
Leia em seguida: Auxílio Brasil 2022: Passo A Passo Completo Para Se Cadastrar E Receber Seu Benefício
Não cometa nenhum crime previdenciário
Neste item, o beneficiário que recebe pensão por morte também terá seu benefício bloqueado enquanto estiver passando por investigação por crime doloso. No entanto, após o encerramento do processo, o INSS libera novamente os pagamentos.
Leia mais: Grande Mudança Na Liberação Do Empréstimo Auxílio Brasil: Novas Datas
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!