Não é novidade para nenhum beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que a prova de vida é um dos procedimentos mais importantes para garantir seus pagamentos. Esse processo está com novas regras para o funcionamento remoto agora em 2022, mas mesmo assim ainda é possível realizar a prova de vida caixa eletrônico.
Como vieram algumas mudanças para esse ano, veremos no artigo de hoje como realizar a prova de vida caixa eletrônico agora em 2022. Conheça todos os passos!
O que é a prova de vida?
A prova de vida nada mais é do que um processo obrigatório para todos os segurados do INSS que atualmente estão recebendo pagamentos e desejam continuar assim. Ou seja, é necessário comprovar que está vivo para continuar recebendo os valores do INSS em sua conta corrente, conta poupança ou até cartão magnético.
Leia mais: 15 vantagens do novo cartão benefício do INSS e como solicitar ele
Nesse sentido, veja que todas as pessoas que recebem valores do INSS precisam realizar a prova de vida e a maneira mais conhecida de fazer isso é ir até uma agência do INSS ou do banco. Mesmo que hoje, em 2022, essa comprovação já tenha outras regras, muitas pessoas ainda preferem fazer a prova de vida em caixa eletrônico.
Nesse sentido, vamos explicar como é possível comprovar sua vida através do autoatendimento nas instituições financeiras!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Como fazer a prova de vida caixa eletrônico?
Para fazer a prova de vida caixa eletrônico na maioria dos bancos é necessário apenas que o beneficiário tenha acesso ao caixa de autoatendimento, confirmando a sua biometria. Após isso, basta realizar qualquer operação de saque, transferência, consulta, pagamentos, entre outras coisas, para confirmar que você está vivo.
Nesse sentido, perceba que a prova de vida caixa eletrônico não é nada complicada, ao contrário do que muitas pessoas imaginam.
Leia mais: INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário; veja quando será pago esse abono aqui
Vale lembrar que essa forma de comprovar que você está vivo não é mais uma exigência e é necessário apenas para alguns casos bem raros onde o INSS não consegue verificar a vida do beneficiário por cruzamento de dados. Quando isso acontece, o órgão informa a necessidade da comprovação física nos caixas.
Preciso fazer a prova de vida caixa eletrônico em 2022?
Na verdade, não é mais necessário realizar a prova de vida caixa eletrônico a partir desse ano graças às mudanças que o Governo Federal realizou, através do Ministério do Trabalho e Previdência.
Com as novas regras para esse procedimento não é necessário ir até uma agência do seu banco ou do órgão previdenciário para provar que você está vivo, pois a prova de vida é automática.
Leia mais: Acaba de sair: Aposentados vão receber 2 pagamentos nesse mês! Grande surpresa
O Governo Federal informou que vai usar o cruzamento de dados para verificar algumas ações recentes para verificar a vida dos beneficiários. Dessa forma, as operações que são válidas para a prova de vida atualmente são:
- acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS, ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- perícia médica por telemedicina ou presencial e no sistema público de saúde ou rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- atualizações no Cadastro Único, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão/renovação de documentos como passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente.
Leia mais: INSS libera agora novo cartão benefício para os pensionistas:
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre a suspensão dos consignados. Clique no link e saiba mais.
Presidente Jair Bolsonaro assina decreto; Veja aqui!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!