O BPC é custeado aos idosos acima de 65 anos ou deficientes que não têm condições de se sustentar e que tenham renda familiar mensal de até R$ 303 (1/4 do salário mínimo de 2022). Embora útil, os beneficiários não têm direito a todos benefícios da Previdência Social.
Assim, uma novidade super importante foi noticiada para esses beneficiários. O pagamento do abono extra para BPC (13° salário). Entenda mais abaixo!
Como funciona o BPC?
O BPC foi criado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pela manutenção dos pagamentos aos beneficiários.
Doze parcelas do salário mínimo são pagas a quem tem direito ao BPC, de acordo com o orçamento estabelecido em lei.
Este subsídio não inclui o pagamento do 13º salário e não será custeado aos dependentes em caso de falecimento do titular.
Leia em seguida: VITÓRIA Dos APOSENTADOS: Decisão Do STJ Pode Aumentar Sua Aposentadoria
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
Têm direito ao décimo terceiro salário os segurados do INSS que recebem um dos seguintes benefícios:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Salário-maternidade.
No caso de benefícios assistenciais como o BPC (Benefício de Prestação continuada), o décimo terceiro salário não é custeado, pois o abono é devido a pessoas que contribuíram durante toda a vida para a Previdência Social.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
BPC receberá o abono extra do 13° salário?

O deputado federal capitão Alberto Neto apresentou projeto de lei propondo o pagamento do décimo terceiro salário para quem recebe BPC / LOAS.
O Projeto de lei 2.348/2022, de autoria do Capitão Alberto Neto, prevê que o pagamento do décimo terceiro ao BPC LOAS entrará em vigor em 1º de janeiro do ano seguinte ao da adoção da lei.
Leia em seguida: Saiba Como Usar O Seu Cartão De Crédito E Não Pagar Juros
Como está aprovação do projeto?
Certamente, é de grande importância para os beneficiários, pois o benefício de uma prestação continuada muitas vezes não é suficiente para cobrir todas as despesas.
O PL 2.348/2022 foi submetida ao Conselho em 25 de agosto de 2022. Os órgãos que votarão no projeto ainda não foram nomeados.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Empréstimo Pessoal: Saiba como funciona o Empréstimo Pessoal, As Taxas E Valores Liberados
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.