O empréstimo consignado pode ser uma opção interessante por ter juros menores do que o empréstimo pessoal e o limite do cheque especial. No entanto, é fundamental entender como ele funciona além de saber quem não pode fazer empréstimo consignado.
Nesse sentido, ele é a modalidade mais solicitada no Brasil. Inclusive, o INSS disponibiliza um serviço que permite que aposentados e pensionistas bloqueiem ou não os seus benefícios para ter acesso a empréstimos consignados.
Por isso, veja a seguir quem não pode fazer empréstimo consignado e outras informações sobre o assunto! Leia até o final!
De que se trata o empréstimo consignado?
Ele é um empréstimo comum. No entanto, todas as parcelas da sua dívida serão descontadas diretamente do seu salário ou benefício. Com isso, você terá que viver com um salário menor todo mês.
Nesse sentido, isso irá acontecer por existir um acordo entre a empresa que você trabalha e a sua instituição financeira.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
É bem verdade que, apesar das várias vantagens, o empréstimo consignado também possui desvantagens. A começar, como já foi dito, o seu salário reduz a partir do momento da solicitação desse empréstimo.
E além disso, se você precisar daquele dinheiro específicos, não adianta chorar com a empresa pois ela será obrigada a descontar os valores para o banco.
E ainda, se você for demitido, a dívida não acaba e você precisará continuar pagando o banco aquilo que você deve!
Leia mais: Pagamentos dos valores a receber: Saiba como consultar e sacar essa grana
Quem pode fazer o empréstimo consignado?
Essa modalidade de empréstimo também é específica para algumas pessoas, veja quais são.

- Aposentados;
- Pensionistas;
- Beneficiários BPC;
- Participantes do programa Auxílio Brasil (autorizado recentemente e com a liberação do valor previsto para a próxima semana)
No entanto, os representantes legais dos beneficiários também podem solicitar o empréstimo consignado. Por exemplo, os que recebem o BPC.
Leia mais: Auxílio Brasil 2022: CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE OUTUBRO É ANTECIPADO; veja
Quais as vantagens desse empréstimo?
Então, vamos falar agora sobre as vantagens desse empréstimo. A começar, ele conta com uma das taxas de juros mais baratas do mercado.
E além disso, as parcelas são descontadas diretamente do seu salário ou benefício reduzindo os riscos de inadimplência, gerando uma vantagem para você e para a instituição financeira!
Vale lembrar também que o empréstimo possui maiores prazos para quitar esse débito. E ainda, o valor não precisa ter uma destinação específica, ou seja, você pode usar como quiser.
Leia mais: Auxílio Brasil terá direito ao pagamento do 13º salário? Confira aqui
Quem não pode fazer empréstimo consignado?
Infelizmente, como dissemos anteriormente, nem todas as pessoas estão aptas para solicitar esse empréstimo. Veja a seguir.
- Aqueles que recebem auxílio temporário do INSS não tem direito;
- Pessoas que recebem pensão alimentícia;
- Servidores públicos em cargos provisórios;
- Trabalhadores temporários ou estagiários;
- Aqueles que sejam menores de 18 anos ou maiores de 80;
- E quem não possui mais margem livre.
Leia mais: Receba esses benefícios garantidos em lei para os idosos
De que forma posso solicitar o crédito consignado?
Para solicitar o crédito consignado, entre em contato com a instituição financeira de sua confiança para saber mais informações sobre o empréstimo. Assim, antes de tomar a sua decisão, veja todos os pontos positivos e negativos.
Leia mais: Qual mês será pago o 14° salário? Saiba tudo agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!