O aplicativo e site do Meu INSS são canais que contam com diversos serviços para os beneficiários. Através dele, os beneficiários podem fazer solicitações sobre o seu benefício sem sair de casa. Entretanto, os beneficiários que perdem a senha de acesso ficam sem poder consultar as informações. Confira como recuperar a senha do INSS.
O que pouca gente sabe, é que o INSS conta com diversos tipos de senhas. Cada uma dá acesso a serviços diferentes. Existe a senha de acesso ao site ou aplicativo do Meu INSS, que permite acesso aos serviços de forma virtual.
A senha para saque do benefício pelo internet banking. Dessa forma, o beneficiário pode fazer movimentações pelo aplicativo do banco, realizando transferências, consultas, dentre outras. Essa senha é diferente do aplicativo Meu INSS.
Por último, a senha do cartão magnético. Esse cartão é o que permite o saque do benefício pelo caixa eletrônico, cuja a senha também é diferente.

Leia mais: Como se cadastrar no MEU INSS [TUTORIAL COMPLETO]
Como criar senha de acesso do Meu INSS
Acesse o Meu INSS. Em seguida, clique em “Entrar com gov.br”, insira seu CPF e clique em continuar. Selecione as opções “Termos de uso” e “Não sou um robô” e, após isso, continuar. Siga as instruções e preencha os dados corretamente.
A próxima etapa é a de habilitação, em que você precisa inserir um e-mail ou celular para ativação da conta. Através desses, você receberá um código de identificação, que precisará digitar no campo correspondente. Agora, basta criar a senha, que precisa ter 8 caracteres entre números e letras, além de símbolos.
Com a senha criada e login de acesso, você pode utilizar diversos serviços no aplicativo. São mais de 90 serviços disponíveis na plataforma.
Como recuperar a senha do Meu INSS
Caso o beneficiário perca a senha de acesso ao Meu INSS, é possível fazer a recuperação. Em primeiro lugar, acesse o Meu INSS, coloque o CPF e clique em continuar. Após isso, clique em “Esqueci minha senha”, preencha o reCAPTCHA e avance. O reCAPTCHA é um sistema de segurança que solicita a seleção de imagens, para evitar a invasão de vírus, por exemplo.
Após isso, o sistema vai oferecer algumas formas de recuperação de senha, como validação facial, bancos credenciados, recuperação por e-mail ou por mensagem.
Leia mais: Entenda como desbloquear o benefício para empréstimo pelo Meu INSS: passo a passo
Por validação facial
Dessa forma, precisa ter título eleitoral ou carteira nacional de habilitação. Acesse a plataforma gov.br, escolha a opção “esqueci minha senha” e avançar. Após isso, escolha a opção “validação facial”, “não sou robô” e “gerar QR code”. Leia o código pelo celular, apontando a câmera.
Faça o reconhecimento facial através da foto. Após as etapas concluídas, digite a nova senha escolhida e em concluir.
Bancos credenciados
Caso você possua conta em algum dos bancos credenciados, é possível recuperar a senha por meio deles. Acesse a opção de recuperar sua senha com “Bancos Credenciados” e clique na imagem do banco em que você possui conta. Após seguir as instruções do banco, defina sua nova senha e clique em concluir.
Por e-mail ou mensagem
Acesse a plataforma do gov.br, coloque o CPF e clique em “esqueci minha senha”. Você vai seguir para a Recuperação de Conta e escolher a opção e-mail. Assim, receberá um e-mail com um código para recuperação da nova senha. Mesmo procedimento por mensagem, basta escolher essa opção.
Leia mais: INSS: Folha de pagamento dos aposentado está com problemas no MEU INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!