Entre as dúvidas mais frequentes dos contratantes de crédito está em saber se quando o aposentado morre quem paga o empréstimo consignado. Pensando nisso, preparamos essa matéria para esclarecer todos os pontos. Confira:
O empréstimo consignado é a modalidade de crédito mais procurada por aposentados e pensionistas. Contando com as melhores vantagens oferecidas pelo mercado como, por exemplo, a taxa de juros baixa.
Mas, o que mais os deixa preocupados é como vai ficar a dívida do empréstimo consignado em caso de falecimento.
Formas de quitar a dívida do empréstimo consignado

Não há um concesso sobre quando o aposentado morre quem paga o empréstimo consignado. Mas, se torna necessário saber como o saldo devedor pode ser pago. Portanto, confira as formas a seguir:
Espólio do morto
Em caso de falecimento e havendo patrimônio, os herdeiros legais apenas vão ter direito aos bens, quando houver o pagamento da dívida. Dessa forma, as dívidas não são cobradas e nem transferidas deles, o patrimônio em si, será usado para pagamento.
Leia mais: O Que É Extrato Analítico Do FGTS? Entenda Agora
Herança dos herdeiros
Em caso de aposentados e pensionistas do INSS, servidor público ou trabalhador da iniciativa privada, falecer e ter ocorrido a distribuição da herança anteriormente, os herdeiros ficam como responsáveis pelo pagamento da dívida. Mas, o valor a ser pago não pode ultrapassar o recebido por ele, devendo ocorrer a negociação do que exceder com a instituição credora.
Leia mais: Bolsonaro Anunciará 13° Salário Para Mães Solos: Confira
Seguro prestamista
A opção do seguro prestamista que está no contrato, pode ser pago de forma oficial, mas caso o contrante faleça, ele será suado para pagamento da dívida. Assim, haverá o pagamento total quando haver invalidez permanente ou morte. Podendo o valor ter variações a depender do tipo de contrato, entre outros quesitos.
Leia mais: Finalmente: Grana Liberada Para Os Aposentados Que Estavam Aguardando
Entretanto, a contratação do seguro prestamista não é obrigatório, ficando a critério de cada contratante.
Mito e verdade sobre a extinção da dívida
Em seguida, você confere as principais dúvidas relacionadas a quem paga o empréstimo consignado quando o aposentado morre. Confira:
Quando a pessoa morre o empréstimo é quitado
Mito. A dívida do empréstimo consignado, não irá se extinguir em caso de falecimento do contratante. Desse modo, o pagamento total do débito, pode ocorrer através do espólio, herança ou pelo seguro prestamista.
Leia mais: Auxilio Brasil: Ótima Notícia, Pagamento Demorou, Mas Empréstimos Estão Sendo Liberados
Quando o titular morre a dívida vai para os herdeiros
Verdade. Mas não pode ultrapassar o limite da herança que os herdeiros receberam.
Leia mais: Bolsonaro E Lula Divulgam Propostas Para O Auxílio Brasil; Confira Aqui
O banco pode cobrar jutos adicionais mesmo em caso de morte
Verdade. Pois enquanto não houver comunicação formal e a parcela não tiver sido paga, a instituição bancária pode cobrar os valores a receber com juros, multa e outras cobranças adicionais.
Leia mais: Divulgado Novo Valor Do Salário Mínimo De 2023: Confira Os Valores
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!