A partir dessa segunda-feira (17 de outubro), a Caixa Econômica Federal libera o pagamento do abono salarial complementar para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores. Esses valores são referentes a casos de revisão de valor, com origem de ação judicial ou que não foram sacados no período de 2016 a 2020.
O abono salarial complementar é referente ao PIS e Pasep pagos aos trabalhadores. Esse abono pode chegar a até um salário mínimo vigente (R$1212 em 2022), pago de forma proporcional ao tempo trabalhado no ano.

Leia mais: Consulte se você pode receber as COTAS do PIS/PASEP
Quem tem direito ao PIS/Pasep
Para receber o PIS/Pasep, o trabalhador precisa ter inscrição no PIS/Pasep há 5 anos ou mais; ter exercido atividade com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano de referência; o salário médio precisa ter sido de dois salários mínimos e, por fim, ter as informações atualizadas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
A RAIS tem atualização feita pelos empregadores. Portanto, para consultar se as informações estão corretas, você pode consultar nos canais do Ministério do Trabalho e Previdência: aplicativo Carteira de Trabalho Digital, portal www.gov.br e telefone 158.
O PIS é destinado para os trabalhadores que exercem atividades no setor privado e o Pasep para trabalhadores que exercem atividades no setor público. Existem canais para a consulta dos valores. Confira:
Leia mais: Saiba como sacar os valores das COTAS do PIS/PASEP em 2022
Como consultar abono salarial complementar
Os valores de abono salarial complementar podem ser consultados pelos Aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, Caixa Tem e Caixa Trabalhador. Além disso, podem consultar no Portal Cidadão, clicando AQUI e no site da Caixa.
Como o pagamento é feito
Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa recebem de forma automática nessas contas. Já quem não tem conta nesse banco recebe em uma conta poupança social digital, aberta automaticamente, em nome do titular.
Os valores depositados nessa conta social podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem ou nas agências da Caixa. Caso não seja possível abrir uma conta poupança digital, o saque pode ser feito com o Cartão Cidadão nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou Agências.
Mas, tenha atenção, os valores do abono salarial complementar ficam disponíveis apenas até o dia 29 de dezembro desse ano.
Leia mais: Liberado saque das cotas do PIS/PASEP: Confira como receber
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!