INSS confirma pagamento de abono extra para um único grupo de beneficiários para o mês de novembro. Saiba mais informações:
No início deste ano, os problemas financeiros dos aposentados e pensionistas ampliaram em decorrência do pós-pandemia. Diante essa situação, o Governo Federal, visando movimentar a economia e proporcionar recursos financeiros para a população, lançou o Programa Renda e Oportunidade.
A iniciativa proporcionou a antecipação do 13° salário do INSS, para os aposentados e pensionistas, os auxiliando a pagar dívidas e manter sua qualidade de vida e dos seus dependentes. Mas, um grupo de beneficiários acabou ficando sem receber essa gratificação.
Em seguida confira mais informações a respeito do pagamento do décimo terceiro salário do INSS.
Antecipação do 13° salário do INSS em 2022
O Programa de Renda e Oportunidade é composto por medidas econômicas, uma delas é a antecipação do 13° salário do INSS em 2022, conforme consta o Decreto n.° 10.999. Possibilitando que os aposentados e pensionistas, conseguissem pagar suas contas e ter um recurso financeiro para suprir suas necessidades básicas.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado Auxílio Brasil: Como Funciona O Pagamento Dos Valores E Regras
O INSS pagou a antecipação apenas para um grupo, aqueles que recebiam o seu benefício antes do estabelecimento do decreto. Dessa forma, os depósitos tiveram início dia 25 de abril e apenas finalizar dia 7 de junho, conforme o cronograma elaborado pelo Governo Federal.
O grupo que ficou de fora dos beneficiados pelo 13° salário antecipado, são aqueles com o benefício previdenciário deferido desde o mês de maio de 2022. De acordo com o governo, não houve tempo suficiente para os acrescentar ao calendário que estava definido. Mas, para garantir o direito deles de receber, houve a criação de um novo cronograma, que ficou definido para o mês de novembro e pagamento em parcela única.
Leia mais: Vale Gás Volta A Ser Pago Em Outubro Para 5,98 Milhões De Famílias
Quem tem direito de receber o 13° salário INSS?
O direito de receber o 13° salário INSS é exclusivo para os aposentados, pensionistas, beneficiários do salário-maternidade e dos auxílios, doença, acidente e reclusão.
Leia mais: URGENTE: Aposentado Consegue Decisão Favorável Para A Revisão Da Vida Toda E Recebe Uma Bolada
Um ponto importante a se destacar é que os beneficiários do BPC, por ser um benefício assistencial, não tem direito a receber a gratificação paga de forma anual pelo órgão previdenciário. Contudo, atualmente, há propostas que solicitam que eles sejam beneficiados, mas não estão aprovadas.
Quem deve receber o 13º salário em novembro?
Em novembro deve receber o 13° salário pago pelo INSS, apenas os aposentados, pensionistas, quem recebe o auxílio-reclusão, acidente ou doença e, ainda, os beneficiários do salário-maternidade. Todavia, somente nos casos em que o benefício foi aprovado a partir do mês de maio de 2022.
Leia mais: Conheça Lista De Doenças Que Dão Direito A Benefício Do INSS Sem Carência De Contribuição
Confira abaixo o calendário oficial de repasses do décimo terceiro salário de novembro pago pelo INSS:

Leia em seguida: Cartão Benefício Consignado Do INSS Libera Saque Para Aposentados E Pensionistas; Confira As Regras
Quanto eu devo receber de abono extra?
O valor do abono extra do INSS é pago com base no salário de benefício de cada assistido do órgão, bem como, proporcional ao período em que está em benefício. Portanto, os valores diferem entre os beneficiados pela gratificação do 13° salário.
Leia mais: Ótima Notícia: 2 Pagamentos Liberados Pelo INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!