Muitos trabalhadores que possuem direito ao recebimento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conhecem a fama de que o instituto demora a analisar os pedidos.
Isto porque, deivo a grande quantidade de pedidos, o instituto pode ter dificuldades em analisar o processo e acabar gerando uma morosidade na concessão dos benefícios.
No entanto, a fila de pedidos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais atingiu o menor patamar dos últimos anos, um total de 976 mil. Isto porque, no mês de janeiro o número de pedidos que aguardava a análise do INSS era de 1.856.209.
Desse modo, com o aumento da análise de processos é de se esperar que a fila de pedidos do INSS diminua e que fique mais rápido conseguir o beneficio do INSS.
Como ocorreu a diminuição da fila do INSS?
De acordo com dados, houve um aumento de 70% em relação ao número de pedidos que foram concedidos ou não. Isto significa que o instituto aumentou o número de requerimentos já finalizados para 630 mil.
Leia Mais: Caixa libera abono salarial; veja quanto você pode receber
Sendo que o que proporcionou a diminuição de processos aguardando pela análise do INSS foi a inclusão dos pedidos de requerimento inicial com prazo de análise já expirado no Programa Especial para Análise de Benefícios com indícios de irregularidade.
Este programa investiga os requerimento de uma forma mais aprofundada para poder concluir se os benefícios foram concedidos de forma irregular ou incorreta.
O programa oferece um bônus para os servidores que atuam exclusivamente na concessão de benefícios. Portanto, está também é uma forma de o instituto estimular seus funcionários para fazerem mais análises e de forma mais rápida.
Benefícios concedidos pelo INSS

De acordo com dados mais de 3 milhões de benefícios foram concedidos pelo INSS neste anos.
Leia Mais: Proposta na Câmara isenta do Imposto de Renda valores recebidos de programas sociais
Sendo que só no mês de agosto 1,1 milhão de processos foram encerradas, seja pelo deferimento ou indeferimento do beneficio.
Ademais, como o INSS oferece grande parte de seus serviços de forma online, isto foi um dos fatores que contribuíram com a redução da fila de espera.
Importante, também, saber que existem benefícios que são concedidos de forma automática, o que também aumenta a celeridade da análise dos processos.
Pagamento dos benefícios de aposentadoria em outubro começam na próxima semana
O INSS já liberou o calendário de pagamento do mês de outubro. Ocorre que os pagamentos estão sendo divididos em duas etapas. Sendo que o primeiro grupo a receber o beneficio são aqueles que recebem de beneficio até o valor de um salário mínimo. O segundo grupo a receber são aquele beneficiários que recebem mais que um salário mínimo de benefícios.
Leia Mais: Uma fortuna liberada em valores a receber! Veja agora!
Desse modo, os pagamento do benefícios se iniciam em 25 de outubro e se encerram em 8 de novembro.
Verifique o calendário de pagamentos
Beneficiários que recebem até um salário minimo:
- Dígito final 1: 25 de outubro;
- Dígito final 2: 26 de outubro;
- Dígito final 3: 27 de outubro;
- Dígito final 4: 28 de outubro;
- Dígito final 5: 29 de outubro;
- Dígito final 6: 01 de novembro;
- Dígito final 7: 02 de novembro;
- Dígito final 8: 03 de novembro;
- Dígito final 9: 04 de novembro;
- Dígito final 0: 05 de novembro
Beneficiários que recebem mais que um salário minimo.
- Dígito final 1 e 6: 01 de novembro;
- Dígito final 2 e 7: 03 de novembro;
- Dígito final 3 e 8: 04 de novembro;
- Dígito final 4 e 9: 05 de novembro;
- Dígito final 5 e 0: 08 de novembro
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre os CARTÃO BENEFÍCIO. Clique no link e saiba mais:
Bancos liberam novo cartão benefício para 3 grupos do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.