A margem social dos consignados é um benefício muito comentado aqui no Blog, mas você entende o que é esse projeto?
Neste artigo vamos explicar, nos mínimos detalhes, o que é a margem social dos empréstimos consignados e quem tem direito ao benefício! Veja também o vídeo abaixo para mais informações:
Antes de mais nada
Para entender a margem social dos consignados é necessário entender o que são empréstimos consignados.
De maneira simplificada, os empréstimos consignados são linhas de crédito sob renda comprovada, ou seja, valores emprestados mediante a comprovação de que haverá renda para os pagamentos.
Leia mais: Qual a diferença entre Plano de Aposentadoria e Consulta Previdenciária? Confira Agora
Por oferecer maior segurança aos bancos e instituições financeiras, os empréstimos consignados tem as menores taxas de juros do mercado, sendo considerados assim uma boa alternativa para quem precisa organizar a própria vida financeira ou precisa de grana em uma emergência.
Isso porque os valores são abatidos diretamente dessa renda comprovada, seja ela seu salário CLT, um benefício do INSS ou até mesmo o próprio auxílio Brasil.
As taxas de juros dos consignados variam, tendo um valor médio de 3% ao mês.
Margem social
Agora que você sabe o que são empréstimos consignados, vamos entender a margem social.
Parece complicado mas não é. O projeto defende a liberação de novas linhas emergenciais de crédito consignado, ou seja, empréstimos a serem abatidos diretamente no seu benefício do INSS, já que a margem social é apenas para aposentados e pensionistas.
Uma vez liberados os valores previstos pela Margem Social, que podem atingir até R$20.000,00 por pessoa, os valores serão abatidos do seu benefício do INSS mensalmente, com um limite de 40% ao mês (como manda a lei do superendividamento), até que o empréstimo seja quitado.
Segundo o projeto da Margem Social, o benefício teria financiamento realizado pelos grandes Bancos, uma vez que os mesmos tiveram grande crescimento mesmo durante a pandemia, onde a população sofreu bastante com a questão do dinheiro.
Mesmo assim o benefício recebeu críticas pelos valores que promete e pelas baixas taxas de juros, uma vez que haveria pouquíssimo interesse por parte dos bancos em ceder tais valores.
Benefício já foi aprovado?
Especula-se que por pressão dos grandes bancos, a margem social dos consignados não aprovou-se em 2022.
Leia mais: Idosos agora tem direito a 5 benefícios: Saiba como receber! Confira o passo a passo
O benefício segue tramitando em 2023, onde poderá ser aprovado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Nova projeção acaba de sair: Salário mínimo de 2023 vai aumentar! Notícia boa
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!