Saiu! Veja agora as últimas informações do Governo Federal sobre a redução da aposentadoria. Saiba mais:
A informação divulgada que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, não realizaria a correção dos benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2023, é enganosa.
A alegação partiu do Deputado Federal André Janones (Avante-MG) por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, instagram e twitter. A verdade, é que Paulo Guedes, possui uma proposta que visa que os benefícios com vínculo a inflação, tenham reajuste conforma previsão do ano corrente. E não, a inflação ao ano anterior, mas não há formalização.
Continue acompanhando e confira mais informações sobre a redução da aposentadoria.
Conteúdo investigado

Leia em seguida: Dinheiro Na Conta: Aposentadoria De Outubro Começa A Ser Paga HOJE
O conteúdo investigado de alegação enganosa da redução da aposentadoria é do Deputado Federal André Janones, no qual, relata que ao sair da reunião feita com o Ministério da Economia, teria sido informado, pelo atual Ministro, Paulo Guedes, esse procedimento. De acordo com o Deputado, os salários deixaram de ter correção com base na inflação.
Leia em seguida: ATENÇÃO! Como Receber 1 Salário Sem Contribuir Com O INSS? Confira Agora
Conclusão do Comprova
O vídeo do Deputado Federal André Janones é enganoso, pois o Ministro Paulo Guedes, não fez o anúncio dessa redução em benefícios de aposentadoria e demais pagos pelo órgão previdenciário. Mas, a verdade é que a pasta deve apresentar uma possível proposta, caso ocorra a reeleição do atual Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), visando mudar o cálculo de correção dos benefícios.
Leia em seguida: NOTÍCIA URGENTE! Suspensão Dos Empréstimos Consignado Foi Aprovada? Esclareça Sua Dúvida
Por meio dessa medida, tanto o salário mínimo como os pagos pelo INSS, não seriam mais corrigidos através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Passando, assim, a adotar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou usar a inflação do ano seguinte. Todavia, poderia diminuir os valores anuais reajustados nos benefícios.
Dessa forma, para adotar a medida, precisa ocorrer a apresentação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), pois altera a Constituição Federal. Devendo receber a aprovação de três quintos dos parlamentares em dois turnos durante a votação em cada Casa do Congresso Nacional.
Leia em seguida: ÓTIMA NOTÍCIA! Fim Das Dívidas No Cartão Consignado RMC; Veja Como Acabar Com As Dívidas Hoje
Para o comprova, o conteúdo não corresponde ao original, se tornando enganoso, ocasionando mudanças no significado da proposta. Desse modo, ocasionando interpretação diferente da intencionada pelo autor, podendo causar dano. Não sendo verdadeiro o conteúdo de redução da aposentadoria publicado pelo Deputado André Janones.
Paulo Guedes tem proposta de mudança no reajuste da aposentadoria INSS
Atualmente, os benefícios pagos pelo INSS aos aposentados e pensionistas, entre outros, são corrigidos todos os anos com base no INPC, responsável por medir também a inflação do país. Nesse sentido, cabe destacar que os segurados do órgão, não podem receber um salário de benefício abaixo do salário mínimo nacional.
Leia em seguida: Dicas Para O Planejamento Financeiro Na Terceira Idade
Segundo a proposta do Ministro Paulo Guedes, o reajuste anual dos benefícios, não teria vínculos com a inflação do ano anterior, passando a ter como referência a projeção da inflação do ano corrente. Acontecendo o mesmo com o piso nacional. Desse modo, as correções podem ficar abaixo da inflação.
A outra proposta é que seja deixado de usar o INPC e se passe a usar o IPCA, o qual, costuma ter um índice inferior.
Por fim, a informação que haveria a redução da aposentadoria para 2023, não confere, o vídeo divulgado pelo Deputado André Janone, é enganoso.
Leia mais: Pente Fino No Auxílio Brasil: Mantenha Seu Cadastro Atualizado Para Não Perder O Benefício
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!