Milhões de brasileiros estavam com o CPF negativado em setembro. Segundo, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 40% da população adulta do país estava negativada.
Sendo que especialistas afirmam que as famílias só devem começar a pagar suas dividas no segundo semestre do próximo ano.
Porque as famílias estão com cpf negativado?
De acordo com dados o grupo da população que está endividado leva dez meses para conseguir adimplir seus contratos.
Leia Mais: INSS libera três pagamentos neste mês; veja quais são
Ocorre que devido a crise econômica, devido a alta de preços e da inflação, muitos brasileiros não conseguem pagar suas contas. Sendo que muitos não tem dinheiro para pagar seus gastos fixos e essenciais.
Porém, como ao final do ano aumenta o número de vagas de emprego, principalmente temporários e também com a chegada do 13 salário pode ocorrer um alivio na conta dos brasileiros.
A Taxa de endividamento aumentou devido a taxa de juros elevada a 13,75% utilizada para conter a inflação. Ocorre que mesmo que a inflação tenha caído nos últimos meses, o orçamento das famílias continua caindo. Desse modo, a preferência é pagar as despesas essenciais e depois as dívidas.
Por isso, muitos estão com o 64,25 milhões de brasileiros estão com o nome negativado. Já que não possuem renda o suficiente para se manter e pagar as dividas contraídas.
O que esperar para 2023?
O aumento da taxa de juros junto com a inflação no país gerou um grande impacto na renda do brasileiro. Isto porque, com a renda diminuída, muitas famílias tem dificuldade de pagarem as dividas adquiridas. Dessa forma, a renda familiar está comprometida e acaba não sendo o suficiente para pagar os gastos fixos e as dividas.
Leia Mais: Caixa faz nesta semana os últimos 2 pagamento do Auxílio Brasil de outubro
Ocorre também que os salários baixos e o aumento de empregos informais aumentam a realidade vivida pelos brasileiros. Já que com a renda diminuída fica mais difícil de a família se recuperar das dividas.
Para ocorrer uma melhora neste cenário seria necessário que o mercado formal aumentasse. Porém, pode demorar que isto ocorra.
De acordo com dados os primeiros 6 meses de 2023 serão bastante difíceis para as famílias brasileiras. Isto porque, para que a situação melhore é necessário que a inflação esteja abaixo de 5% e a taxa de juros em declínio.
Qual grupo pode ser mais prejudicado?

Aquele grupo de pessoas com a renda mais baixa possui uma maior dificuldade de honrar com seus compromissos financeiros. Dentre eles estão os brasileiros em vulnerabilidade social e que necessitam de programa de transferência de renda para sobreviver.
Sendo que um exemplo são os participantes do Auxílio Brasil. Já que para este grupo foi liberado o empréstimo consignado. Desse modo, este grupo ao adquirir um empréstimo tem o valor do pagamento descontado direto do beneficio.
Portanto, em caso do participante do Auxílio Brasil pegar um empréstimo e comprometer sua renda em 40%, conforme permite o programa, com o pagamento desta divida, quase não sobrará valores para utilizar com os gastos essenciais.
O que pode levar a este grupo, recorrer a outros empréstimos para conseguir se manter. Sendo que isto pode gerar o superendividamento. Que significa um endividamento do qual a pessoa não consegue sair.
No entanto, foi requerida suspensão do empréstimo pela Caixa Econômica Federal. Já que o MP entende que a concessão deste crédito pode ter fim eleitoral.
Como evitar que o nome não seja negativado?
Para evitar a negativação do nome é necessário manter as contas em dias.
Leia Mais: INSS libera três pagamentos neste mês; veja quais são
Desse modo, importante criar uma tabela Excel para verificar seus gastos mensais, sendo que deve ser separado valores que são gastos com o essencial para sobreviver, como água, energia, entre outros.
Ademais, necessário separar o que é lazer e quais suas prioridade financeiras. Portanto, importante organizar sua renda e cortar gastos desnecessários.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL Clique no link e saiba mais:
Auxílio Brasil: Empréstimo consignado vai acabar?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.