Confira como vai ficar a prova de vida 2023 após mudanças nas regras para realização do procedimento. Acesse todas as informações aqui:
A prova de vida passou por diversas alterações durante a pandemia ocasionado pelo coronavírus. Por consequência, uma delas veio para ficar e, por isso, os aposentados e pensionistas precisam ficar atentos.
Continue acompanhando e confira em seguida mais informação sobre a prova de vida INSS 2023!
Prova de vida do INSS passa por mudança

Leia mais: Dinheiro Na Conta! PIS Pasep Paga Até R$ 1212 Hoje; Veja Como Receber
Uma nova portaria foi publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em fevereiro de 2022. Trazendo novas mudanças para a prova de vida feita pelos aposentados e pensionistas. A partir de então, passaram a ficar desobrigados de fazer a comprovação.
Leia em seguida: Boa Notícia: Servidores Públicos Do RS Vão Receber 13º Antes Do Previsto
Mas, antes dessa mudança trazida pela portaria, os aposentados e pensionistas deveriam fazer a comprovação de vida de forma online ou presencial. Método utilizado pelo órgão previdenciário para saber se o beneficiário está vivo e pode continuar recebendo os pagamentos.
A partir do dia 2 de fevereiro, os aposentados e pensionistas, não precisam mais fazer a prova de vida, a alteração vai se estender para 2023. Dessa forma, o próprio órgão previdenciário, vai ficar como responsável pela realização do procedimento e verificação se o assistido pode continuar recebendo o salário de benefício.
Leia mais: Como Se Aposentar Por Invalidez? Conheça Os Pré-Requisitos
Portanto, a prova de vida INSS, passou a ser realizada por meio do cruzamento de dados, que constem nas bases do Governo Federal. Veja, em seguida, alguns meios adotados pelo órgão, para fazer o procedimento e continuar fazendo o pagamento do benefício. Confira:
- Votação nas eleições, entre outros;
- Atualização do CadÚnico;
- Recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- Perícia médica;
- Vacinação;
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Contratação de empréstimo consignado;
- Acesso ao Aplicativo Meu INSS.
Leia em seguida: 12 Milhões Têm Direito Ao Saque De R$ 1000 Do FGTS; Confira Se Você Está Na Lista
O INSS tem até o dia 31 de dezembro de 2022, para adequar seu sistema para realização da prova de vida 2023, através do cruzamento de dados. Desse modo, os aposentados e pensionistas não precisam ficar preocupados com a realização do procedimento, pois os pagamentos nesse período ocorrerão normalmente.
Como vai ser feita a prova de vida 2022?
Uma das dúvidas mais frequentes dos aposentados e pensionistas é saber se precisa fazer a comprovação. Nesse sentido, agora, em 2022, esse público está desobrigado de fazer o procedimento, pois o INSS precisa aperfeiçoar seu sistema para a realização. E, a partir de 2023, a prova de vida, vai passar a ser dispensada definitivamente através do modo presencial.
Leia em seguida: Governo Anuncia Nova Projeção Do Salário Mínimo Para 2023; Confira O Que Mudou
E se eu for notificado pelo INSS?
Caso os aposentados e pensionistas sejam notificados pelo INSS, é pelo fato de não ter sido encontrado informações na base de dados do Governo Federal. Afinal, o órgão é o responsável pela realização do procedimento, prezando sempre pelo segurado não precisar sair de casa para realização do procedimento. Por exemplo, podem solicitar que o assistido faça através da biometria.
Leia mais: Não Recebeu 13º Do INSS Adiantado? Você Pode Receber Em Novembro; Saiba Mais
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!