Recentemente o empréstimo auxílio Brasil tomou uma suspensão por parte de alguns órgãos do Governo Federal e isso prejudicou a liberação de valores para milhões de pessoas. Agora, o povo quer saber o porquê dessa suspensão e consequentemente do atraso na liberação dos valores.
Continue conosco e fique sabendo porque o Governo congelou o empréstimo auxílio Brasil!
Suspensão do empréstimo auxílio Brasil: porque?

Na última segunda-feira (24), o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a suspensão das operações do empréstimo consignado auxílio Brasil. Assim, pegou de surpresa tanto a Caixa Econômica, principal banco que realiza as operações, como milhões de beneficiários.
Leia mais: Esta precisando de dinheiro? Confira os valores liberados em seu extrato do INSS
Nesse sentido, após a recomendação do tribunal a instituição financeira cessou imediatamente as operações dos valores para prestar alguns esclarecimentos ao órgão sobre esses valores. Nesse sentido, o TCU mandou suspender o empréstimo consignado porque deseja alguns esclarecimentos por parte da Caixa. Assim, veja o que a CEF informou:
“Nos contratos que foram celebrados na data de hoje, a CAIXA informa que não há previsão de liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada”, informou o banco em nota.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona a suspensão dos consignados do auxílio Brasil?
Em suma, o pedido de análise dos processos de liberação partiu do Ministério Público de Contas (MPC). O MPC pediu ao Tribunal de Contas uma análise minuciosa dos processos que a Caixa está adotando para liberar esses empréstimos consignados para quem é do auxílio Brasil.
Dessa forma, o Ministro Aroldo Cedraz, do TCU, foi quem redigiu o pedido de esclarecimentos e também informou que, por prudência, o banco deveria suspender as liberações.
“como medida de zelo com o interesse público, até que este Tribunal examine a documentação a ser e a entenda apta a demonstrar não estarem presentes as graves irregularidades sugeridas na representação” declarou Cedraz.
Leia mais: Revisão da vida toda tem mudança importante: Aumento do salário pode chegar a R$1000
A realidade é que o MPC suspeita que esse empréstimo seja apenas uma forma de garantir mais adeptos para o Governo atual. Lucas Rocha, atual subprocurador-geral do MPC, informou que desconfia de uma possível “utilização com finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco”.
Nesse sentido, Lucas Rocha realizou o pedido de uma medida cautelar para que a instituição financeira suspendesse a liberação dos valores. O documento informa que a Caixa se “abstenha de realizar novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil até que essa Corte de Contas se manifeste definitivamente sobre o assunto”
Quais são as regras do empréstimo auxílio Brasil?
Primeiramente, mais de 20 milhões de beneficiários do auxílio Brasil estão ansiosos pela volta do empréstimo. Então, antes de contratar os valores é necessário ficar de olho nas regras que o Governo Federal definiu. São elas
“I – O número de prestações não poderá exceder a 24 (vinte e quatro) parcelas mensais e sucessivas;
II – a taxa de juros não poderá ser superior a três por cento e cinco décimos (3,5%) ao mês;
III – O desconto das parcelas ocorrerá mensal e sucessivamente, observado o prazo contratado;
IV – É obrigatória a informação da taxa de juros aplicada, devendo expressar o custo efetivo do empréstimo;
V – É vedada a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito – TAC, e quaisquer outras taxas administrativas; e
VI – É vedado o estabelecimento de prazo de carência para o início do pagamento das parcelas.”
Leia mais: Acaba de sair novo valor para salário mínimo; Vai aumentar!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre os benefícios para idosos. Clique no link e saiba mais.
Você tem + 60 anos? Consulte 8 benefícios que você tem direito
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!