A Caixa Econômica Federal interrompeu os pedidos de crédito financeiro do empréstimo do Auxílio Brasil foi suspensa desde 21 de outubro até 24 de outubro. Isto ocorreu devido a uma sobrecarga de acessos as plataformas do Caixa Tem e Poupança Social digital.
O programa do Auxílio Brasil foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania em 26 de setembro, pela redação da Portaria n. 816. Sendo que a portaria começou a valer de sua publicação no dia 27 de setembro.
Desse modo, com a regulamentação das regras do empréstimo do Auxílio Brasil possibilitou o inicio da liberação do crédito para os beneficiários.
Ocorre que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi incluído pela Medida Provisória 1.106/2022 que foi convertida na Lei n. 14.431/2022.
Portanto, o empréstimo do Auxílio Brasil foi liberado após pelo menos 6 meses da criação da Medida Provisória.
No entanto, existem algumas reclamações sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil como a cobrança de taxa estra, prática de venda casada e cancelamento do crédito. Veja a situação e onde solicitar seu consignado do Auxílio Brasil.
Quem pode se beneficiar do Auxílio Brasil?
Primeiramente, é necessário saber quem pode receber o Auxílio Brasil. Desse modo, a família que esteja na linha da pobreza e extrema pobreza e comprove uma renda familiar per capta entre R$ 105,00 a R$ 210,00 tem direito de receber o beneficio.
Leia Mais: SAQUE DO LUCRO DO FGTS; Veja quem não pode sacar os valores disponíveis
Como conseguir o empréstimo do Auxílio Brasil?
As instituições financeiras analisam o cadastro daqueles que pedem o empréstimo para verificar se o requerente cumpre com os requisitos do programa do Auxílio Brasil. Veja quais são os critérios avaliados pelos bancos:
- Receber o Auxílio Brasil há pelo menos 90 dias
- CPF deve estar regularizado
- O requerente deve ter respondido a todas as convocações do Ministério da Cidadania
Leia Mais: Entenda a tramitação do projeto que prevê pagamento de 14 salário do INSS
Sendo assim, aqueles que não preencherem os requisitos definidos pelo governo não devem conseguir o crédito do Auxílio Brasil.
Quais as regras do empréstimo do Auxílio Brasil?
O Ministério da Cidadania regulamentou o empréstimo do Auxílio Brasil. Sendo que foi definido que a maior taxa de juros que poderá ser aplicado nos contratos do empréstimo é de 3,5% mensal.
A portaria que regulamentou o empréstimo é a n. 816, de 26 de setembro de 2022.
Segundo a portaria, os contratos do empréstimo do Auxílio Brasil não poderão cobrar da Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou qualquer outra taxa administrativa.
Ademais, o banco deverá enviar um questionário para o beneficiário que está requerendo o empréstimo. O objetivo do questionário é garantir que o beneficiário do Auxílio Brasil tenha sido informado de como o contrato será aplicado.
Sendo assim, o questionário deverá conter informações como taxa de juros cobrada, do valor do empréstimo, valor que pagará ao final do empréstimo, número de parcelas, valor da parcela, como funcionará o pagamento, entre outras informações.
Onde fazer o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil poderá ser requerido juntos aos bancos participantes do programa.
Leia Mais: Limite extra da João Financeira: Transforme seu crédito em dinheiro!
Sendo que pela Caixa Econômica Federal, basta acessar o aplicativo Caixa Tem, que está disponível para download gratuito para sistemas android e iod.
Desse modo, após baixar o aplicativo, faça login e clique na opção “empréstimo do auxílio Brasil”, após será necessário ler as condições do contrato.
Depois, você deverá responder ao questionário para comprovar que está ciente das condições contratuais oferecidas. Ao terminar de responder o questionário clique em “continuar! E depois “simular e contratar” e por fim clique na opção “consignado”.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL Clique no link e saiba mais:
Auxílio Brasil: Empréstimo consignado vai acabar?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.