Este artigo tenta explicar como a aposentadoria é calculada à medida que a contribuição permanece. Mas a fórmula de calculo mudou em advento da Nova Previdência.
Alguns segurados podem optar pelo calculo mais vantajoso, desde que tenham cumprido as condições antes de 13 de novembro de 2019.
Consequentemente, este artigo é para você que deseja se aposentar por idade entre 2022 e 2023. Confira o que mudou a seguir!
O que é a aposentadoria por idade?

Este é um dos principais benefícios pagos pelo INSS caso o segurado comprove a idade mínima e o período de seguro aposentado (prazo de pagamento).
Leia em seguida: Quando a revisão do FGTS terá julgamento definido?
A pensão por aposentadoria INSS é o benefício mensal que o INSS paga ao segurado que atingiu a idade mínima e trabalhou por pelo menos 180 meses.
Leia em seguida: O que significa desvincular valor da aposentadoria da inflação? Entenda
Como era calculada a idade de aposentadoria antes da reforma da previdência?
O calculo era feito da seguinte forma:
O segurado pode deduzir os 20 % mais baixos do subsídio de subscrição a partir de julho de 1994 (início do regime real);
Com a soma de 80 % das maiores contribuições salariais, e posteriormente a média delas, aplicavam a alíquota.
A alíquota baseava-se na multiplicação da alíquota média por 70 %, mais 1 % para cada ano de contribuição. Exemplo: Homens 65 e 20 anos de trabalho. Seu coeficiente foi de 90 %. A integridade realizada com 30 anos de contribuição para ambos os sexos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Esta regra continua aplicável a quem cumpriu os requisitos previdenciários até 13 de novembro de 2019 e ainda não solicitou benefícios ou está aguardando para solicitar.
Muitas pessoas não sabem disso, mas têm direito a essa regra, e pode ser mais benéfica, inclusive quem trabalhou em condições insalubres, trabalhou no campo no alistamento militar e se formou em escola técnica.
Leia em seguida: Projeto que prevê pagamento de 14º salário do INSS ainda não está aprovado; saiba mais
Como é calculado após a reforma da previdência?
Com a nova regra previdenciária, os 20 % mais baixos de contribuintes não podem mais excluir. Ou seja, 100 % da renda aportada após julho de 1994 será utilizada; Depois o valor é dividido pelo número de meses aplicados.
Em média, aplicado um fator diferente da regra anterior. Começa em 60 % e os homens ganham 2 % a mais a cada ano contribuindo após 20 anos e as mulheres após 15 anos.
Por exemplo, um homem com 30 anos de contribuição tem um coeficiente de 80 % e uma mulher com 30 anos de contribuição tem um coeficiente de 90 %.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Novo aumento de margem com cartão benefício! Veja quem tem direito
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.