Por conta da pandemia de Covid-19, a prova de vida anual exigida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi suspensa até 31 de dezembro deste ano.
O objetivo dessa decisão é reduzir o fluxo de pessoas fazendo a prova de vida em bancos ou agências do INSS.
Além disso, apesar da prova de vida estar disponível na plataforma MEU INSS, muitos brasileiros ainda não conseguem acessar a Internet. Portanto, foi decidido suspender a prova de vida até o fim desse ano.
Desse modo, no ano de 2023, a prova de vida vai voltar a ser obrigatória, assim vai ser necessário fazer a prova de vida do ano que vem para não ficar sem os seus benefícios do INSS.
O que é a prova de vida do INSS ?
A prova de vida do INSS tem o objetivo de comprovar que o beneficiário ainda está vivo, ou seja, apto a receber o seu benefício da previdência social.
Leia Mais: Receita paga semana que vem lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física
Antigamente, o beneficiário tinha que comparecer de forma presencial no banco responsável pelo pagamento de seu benefício para fazer a prova de vida com a biometria por meio dos caixas eletrônicos ou no atendimento pessoal das agências.
Para isso, era necessário apresentar o cartão de débito do benefício e um documento com foto. No entanto, esse procedimento, atualmente, é opcional para o segurado. Já que hoje a prova de vida pode ser feita online.
Leia Mais: INSS não liberou pagamento de 14º salário em 2022; entenda
Como será feita a Prova de Vida do INSS em 2023 ?

O INSS desenvolveu um método de cruzamento de dados e informações dos beneficiários para que os resultados dessas pesquisas confirmem que o segurado está ativo.
Dessa forma, serão utilizados os cadastros do banco de dados do INSS ou sistemas de dados de outros órgãos do governo federal. Os dados que podem ser acessados incluem registros de vacinação, uso do sistema único de saúde, pedidos de empréstimo consignado, pedidos de passaporte, emissão de identidade e muito mais.
Leia Mais: Salário-mínimo terá reajuste em 2023; veja como vai ficar
Essas informações são capazes de comprovar que o beneficiário está engajado em sua vida social, comprovando assim que o aposentado ou pensionista do INSS está vivo.
Por outro lado, o INSS notificará os aposentados ou pensionistas para que façam uma prova de vida mesmo que o cruzamento dos dados não comprove a vida do beneficiário. A prova de vida pode ser feita eletronicamente, como é feito atualmente.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL Clique no link e saiba mais:
Auxílio Brasil: Empréstimo consignado vai acabar?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.