Entre as garantias do INSS, o aposentado por invalidez tem direito a receber 25% a mais na sua aposentadoria. No entanto, nem todos os aposentados poderão receber esse adicional, mas, apenas alguns deles.
Então, para que você saber do que se refere, e se você tem direito, veja a seguir!
E o que é o adicional de 25% na aposentadoria por invalidez?
De acordo com o INSS, o aposentado por invalidez do INSS tem direito, a pedir um adicional de 25% do valor da aposentadoria. Nesse sentido, esse adicional pode ultrapassar o teto do INSS, ou seja, o salário-mínimo vigente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsAp
No entanto, poderá solicitar o adicional apenas quem recebe aposentadoria por invalidez e que precise de ajuda de terceiros para as necessidades básicas do dia a dia poderá fazer o pedido. E além disso, os 25% a mais servirá para que o aposentado consiga pagar por um cuidador.
Leia em seguida: Saiba Como Usar O Seu Cartão De Crédito E Não Pagar Juros
Qual aposentado por invalidez tem direito a receber o adicional de 25%?
Infelizmente, não são todos os aposentados por invalidez que podem receber o adicional de 25%. Nesse sentido, apenas um grupo específico de pessoas poderão fazer jus ao adicional de 25%. Por isso, veja a seguir as condições que você precisa ter para ter direito ao adicional.
Entre as condições estão: Incapacidade permanente para as atividades da vida diária; Cegueira total; Perda de nove ou mais dedos das mãos; Paralisia dos dois braços ou pernas; Doença que deixe a pessoa acamada; Alteração das faculdades mentais; Perda das pernas, dentre outros.
Em suma, para receber o adicional da aposentadoria por invalidez você precisa ter cuidados específicos de uma outra pessoa para tomar banho, se alimentar, entre outros cuidados de rotina diária, poderá solicitar. Nesse sentido, o INSS entende que o aumento será para pagar o cuidador.
Leia Mais: Confira se você tem direito a receber R$ 1212 do PIS Pasep
De que forma vou saber que receberei os 25%?
Em um prazo médio de 45 dias corridos, a análise do INSS será concluída para que você saiba se poderá receber o adicional de 25% na sua aposentadoria. No entanto, é possível acompanhar todas as movimentações pelo MEU INSS. Para isso, clique em “Consultar pedidos “. Depois disso, encontre o seu processo na lista e clique em “Detalhar “.
Em suma, será possível consultar a sua aposentadoria pelo aplicativo ou pelo site do MEU INSS, sem precisar ficar aguardando os 45 dias corridos!
Leia em seguida: Contribuiu Antes De 1994? Pode Ter Um GRANDE AUMENTO Em Sua Aposentadoria;
Aposentado por invalidez: Prova de vida INSS
De acordo com a portaria divulgada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência, os bloqueios e suspensões de benefícios por falta da comprovação de vida estão SUSPENSOS durante todo o ano de 2022.
Nesse sentido, de acordo com a nova regra, caberá ao INSS realizar um cruzamento de dados para confirmar se o segurado realizou algum ato registrado nas bases de dados da autarquia, ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais, além de estaduais e municipais.
No que se refere a prova de vida, ela é uma exigência do INSS para que todas as pessoas que recebem algum benefício do INSS, comprovem estarem vivas, como o próprio nome diz, e assim possam continuar recebendo a aposentadoria ou pensão.
Leia em seguida: Conheça Os Benefícios Do Cartão De Crédito Consignado Do INSS
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.