Você sabe como receber cotas PIS Pasep? Os valores disponíveis nessas cotas são para trabalhadores que exerceram sua profissão remuneradamente entre 1971 e 1988.
Para essas contas, a Caixa Econômica Federal liberou o valor de R$24,6 bilhões para retirada. Portanto, 10,5 milhões de trabalhadores podem sacar o benefício. Desde agosto de 2022 o banco já liberou a consulta dos valores. Vale destacar que eles ficam disponíveis até 2025.
Confira quem tem direito e como receber cotas PIS Pasep.
Como receber cotas PIS Pasep: quem pode ter acesso
Toda pessoa que trabalhou entre os anos de 1971 e 1988 e tiver um cadastro no PIS Pasep com saldo, pode retirar o valor. O dinheiro pode ser integralmente sacado.
Leia mais: Black Friday 2022; Como funciona
Entretanto, caso o titular da conta tenha falecido, o herdeiro pode fazer o saque. Para isso, basta procurar a Caixa Econômica Federal para saber qual o procedimento para retirar o valor.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como receber cotas PIS Pasep: consulta e saque
O aplicativo do FGTS dá ao trabalhador o acesso aos valores das cotas PIS Pasep. Além disso, caso tenha saldo, você pode solicitar o saque. Veja o passo a passo:
- Acessar o aplicativo FGTS;
- Clique em saldo;
- Caso tenha valores disponíveis, ir em solicitar o saque do PIS Pasep.
Para quem é herdeiro, o passo a passo é diferente. Veja:
- Acessar o aplicativo FGTS;
- Meus saques;
- Ir em outras situações de saque;
- Pis/Pasep falecimento do trabalhador.
Leia mais: Saiba se você está entre os aposentados que recebem 2 salários em novembro
Após verificarem a situação, os herdeiros devem anexar toda a documentação exigida. Afinal, somente assim o saque será liberado.
A consulta dos valores também pode ser feita nas casas lotéricas, portanto o cartão social. Caso tenha saldo, o saque é feito na hora. Mas se preferir, pode consultar o terminal da Caixa Econômica Federal.
Agora que você sabe como receber cotas PIS Pasep, lembramos que os saques devem ser feitos até dia 1 de janeiro de 2025. Portanto, os trabalhadores que não fizerem o saque até a data final perderão o direito aos valores.
Entenda o que são as cotas PIS Pasep
Entre os anos de 1971 e 1988, as contribuições dos trabalhadores eram feitas em contas em nome do próprio trabalhador. Por isso, hoje recebem o nome de cotas PIS Pasep.
Leia mais: Veja três formas de emitir o extrato de pagamentos do INSS
Sendo assim, o valor da contribuição era direcionado ao trabalhador. Afinal, a arrecadação era em forma de depósito em uma conta criada pelo empregador para o seu funcionário.
Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, criou-se o Fundo de Amparo ao Trabalhador, FAT. Desde então, a contribuição para o PIS/PASEP tornou-se parte desse fundo e passou a ser por transferência. Portanto, os valores recolhidos com o PIS/PASEP foram direcionados a contribuição com a manutenção de benefícios aos trabalhadores. Sendo eles o auxílio de pensão por morte ou doença, o seguro-desemprego e o abono salarial.
Mas em 2020, com a Medida Provisória nº 946, foi extinguido o Fundo PIS/PASEP. Portanto, os valores que estavam depositados nas cotas agora estão em uma conta do FGTS em nome do trabalhador. Sendo assim, retira-se os valores por meio da Caixa Econômica Federal.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
Dica bônus:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!