2023 vem ai, quer algumas dicas para se livrar das dívidas ainda esse ano? Veja aqui como ajeitar sua vida financeira!
Seguindo essas dicas você pode começar 2023 com o pé direito, sem dívidas e manter essa situação assim pelo resto do ano! Veja aqui como se preparar para 2023!
Quitação de dívidas traz diversos benefícios
A principal importância da quitação de dívidas é a manutenção da saúde financeira, dessa forma quitar as dívidas deve ser prioridade para quem deseja ter uma relação melhor com as próprias finanças.
Leia mais: DINHEIRO ESQUECIDO pode ser consultado pelo SVR do BC! Saiba mais aqui
Isso porque as dívidas podem acabar perpetuando-se, através de juros, cobranças adicionais e outros valores, de modo que a quitação de dívidas deve ser prioridade.
No caso de financiamentos ou dívidas a longo prazo, a amortização deve ser priorizada também, pois reduz o juros total da compra.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Planeje-se e respeite seu orçamento
Uma das chaves para a vida financeira mais tranquila é o planejamento, ou seja, saber então quando recebe-se por mês e quanto se gasta, tendo assim um norte do que deve ser feito.
Leia mais: De 25 de outubro a 8 de novembro: veja quando você recebe o benefício do INSS
Ou seja, se você sabe de antemão que seus ganhos não cobrem seus gastos, algo deve ser feito. Avalie opções de renda extra ou para reduzir gastos, abatendo sempre daquilo que pode ser considerado supérfluo.
Não coloque o carro antes dos bois
Muita gente ao definir economizar valores e planejar a própria vida financeira tende a colocar o carro na frente dos bois, ou seja, preocupar-se em demasiado com minúcias e detalhes ao invés dos fatores realmente relevantes.
Leia mais: Auxílio Brasil: Empréstimo consignado vai acabar?
Assim a prioridade deve ser a quitação de dívidas, e existem então diversas alternativas para fazê-lo com grandes descontos.
Sites como o Serasa são excelentes pra negociar dívidas e limpar seu nome, permitindo então que você quite dívidas com até 90% de desconto!
Reserva de emergência
Outro ponto importante, que sucede a quitação de dívidas, deve ser o estabelecimento de uma reserva de emergência, com valor médio de 3 a 4 vezes sua renda mensal.
Dessa forma você terá uma certa estabilidade financeira em casos emergenciais, mesmo que temporária.
Evite gastos de cartão de crédito
O cartão de crédito é um grande fator colaborador para o endividamento de mais de 80% das famílias no Brasil.
Evite gastos no cartão de crédito, priorize gastar no débito ou no pix e, no caso de compras parceladas, analise! Se não for um gasto urgente, é melhor economizar a parcelar.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias do mundo dos aposentados! Clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!