Os sistema do INSS ficou fora do ar desde a última segunda-feira! Veja o que fazer se você perdeu os prazos em virtude disso! Confira!
Diversos serviços disponíveis na plataforma gov.br permaneceram fora do ar por vários horas, até serem reestabelecidos. Veja aqui como resolver problemas causados por essa falha!
MEU INSS instável, veja o que houve
Serviços listados na plataforma gov.br passaram um bom tempo fora do ar, tendo assim deixado de funcionar na segunda-feira sendo reestabelecidos somente na tarde de terça.
Dentre os serviços suspensos estavam: Meu INSS, Receita Federal, Conect SUS, Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital, e o SouGov.br.
Leia mais: Atenção! Vale-Gás será pago só em dezembro; entenda
Dessa forma aqueles que deveriam cumprir prazo no aplicativo ou no site do MEU INSS tem direito à defesa, desde que tenham protocolado a mesma até 24 horas depois do atraso, de acordo com a portaria Dirben/INSS 993, de 28 de março de 2022, que estabelece que ”em caso de instabilidade no sistema o prazo é prorrogado para as 24 horas seguintes ao dia agendado”.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Perdi o prazo, e agora?
Para quem perdeu o prazo, a portaria é extremamente clara em relação ao prazo, entretanto nem todos terão a facilidade de protocolar assim sua reclamação online.
Leia mais: Além de salário, aposentados têm direito a outros 2 benefícios do INSS; saiba quais são
Aqueles que devem protocolar seus processos de forma física deverão dirigir-se a uma agência da previdência social, entretanto o atendimento espontâneo não existe mais.
Dessa forma é necessário que o segurado agende assim um atendimento!
Conclusão
Sendo assim aconselha-se a segurados, ou outros a quem isso seja relevante, documentar amplamente quaisquer falhas do sistema que impeçam a realização dos serviços oferecidos pela plataforma gov.br.
Fotos, prints (da tela do computador) são excelentes alternativas, devendo ser assim encaminhados à ouvidoria do gov.br através do link falabr.cgu.gov.br!
Também é importante que o interessado possa tentar abrir uma tarefa do requerimento desejado pelo telefone 135, para posteriormente juntar a documentação necessária quando o sistema estiver disponível. Assim, pelo menos não perderia a DER.
Leia mais: Agora é lei: beneficiários do INSS poderão fazer até 15 linhas de empréstimo consignado
É interessante também entrar em contato através do telefone 135, o contato oficial do governo federal, averiguando assim os motivos do sistema estar fora do ar e podendo até mesmo, através desse número, abrir uma tarefa do requerimento desejado, o que ajuda em eventuais processos futuros.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Revisão da vida toda do INSS: como o STF deve decidir?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!