Você já deve ter ouvido falar em falsa portabilidade de consignado e golpe do empréstimo consignado. Nesse tipo de golpe, muitas vezes é ofertado a portabilidade de um contrato de empréstimo consignado para outro, com condições mais vantajosas e atraentes.
Falsa portabilidade de consignado
A falsa portabilidade de consignado tem como algo principal os idosos, beneficiários do INSS e servidores públicos ativos ou aposentados. Isso ocorre devido a esse público possuir uma maior facilidade de contratação de empréstimos consignados na folha de pagamento.
Infelizmente, os golpes relacionados a empréstimos vem crescendo cada dia mais, dessa forma todo cuidado é pouco.
Leia Mais: Veja como será pago o Auxílio Brasil de novembro
Portanto, segundo o Serasa Experian, em 2021, os brasileiros sofreram uma tentativa de golpe a cada 8 segundos. Resultando em 1,9 milhões de ataques ao longo dos seis primeiros meses do ano, representando um aumento de 15,6% em tentativas de golpes financeiros.
O que significa golpe da portabilidade falsa?
Nesse golpe, os criminosos costumam oferecer um empréstimo com condições melhores do que as atuais para o cliente, influenciando ele a seguir com o processo de troca. Dessa forma, o atendente oferta a transferência da dívida com taxas de juros menores.
Leia Mais: Além de salário, aposentados têm direito a outros 2 benefícios do INSS; saiba quais são
Além disso, outro método de atrair o cliente é oferecendo um lucro sobre o valor depositado, prometendo um dinheiro na conta dos beneficiários.
Como funciona esse golpe?
Basicamente os golpistas estão disfarçados de funcionário de alguma empresa que representa o banco, e é ofertado um contrato na qual promete portabilidade de um empréstimo consignado, com condições imperdíveis e vantajosas, com taxas e juros reduzidos.
Leia mais: Lula surpreende os aposentados com novo valor do salário! Veja agora!
Quando o golpista entra em contato com o cliente, ele já está munido de várias informações e dados sigilosos das vítimas, passando ainda mais credibilidade para efetivar o seu golpe. É importante ressaltar que os golpistas sabem ser muito convincentes, devido ser pessoas bem articuladas, conseguindo fazer com que o cliente acredite em tudo aquilo que está sendo oferecido.
Dicas para evitar cair no golpe da falsa portabilidade de consignado
- Desconfie se alguém entrar em contato;
- Pesquise sobre a empresa;
- Desconfie das ofertas incríveis;
- Nunca pague nada antecipado;
Leia mais: Bolsa Família voltou e vai pagar mais do que nunca!
Caí num golpe, o que faço?
Em primeiro lugar, você deve fazer um boletim de ocorrência na polícia civil da sua região. Para isso você precisará reunir todas as provas possíveis do ocorrido, como, por exemplo, comprovante do depósito e capturas de tela do site que te ofereceu o empréstimo.
Leia mais: Vale-Gás continuará a ser pago em 2023? Entenda
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!