Último dia para pagar 13º salário aos trabalhadores
Hoje, 20 de dezembro, é o último dia para os empregadores realizarem o pagamento do 13º salário aos trabalhadores.
O 13º salário é um direito garantido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). O trabalhador tem direito a receber o equivalente a um mês de salário caso tenha trabalhado na empresa durante o ano inteiro, ou a um valor proporcional aos meses trabalhados.
Leia mais: O que falta para ser pago o 14º salário?
A segunda parcela precisa ser paga, obrigatoriamente, até hoje, dia 20 de dezembro. Para entrar na conta, o profissional deve ter trabalhado 15 dias ou mais. No caso de trabalhar menos que isso, não tem direito ao dinheiro extra no fim do ano.
Essa parcela que precisa ser depositada até hoje, vem com descontos de Imposto de Renda e INSS, portanto é um valor menor que a primeira parcela. Caso a empresa perca o prazo para o depósito, é possível entrar com ação trabalhista.
Nesse caso, a empresa que não cumpriu o prazo deve pagar uma multa administrativa, ou seja, o trabalhador recebe o valor com uma correção pelo inconveniente. Mas, orienta-se que, primeiramente, haja uma tentativa amigável de resolver esse problema entre a empresa e o trabalhador.
Leia mais: Quem tem direito ao décimo quarto do INSS?
13º para os aposentados
Os aposentados também têm direito a esse benefício. Porém, o Governo antecipou o pagamento do 13º salário para eles devido a Pandemia de Covid-19. A primeira parcela foi paga no dia 25 de abril e a segunda parcela foi paga no dia 24 de junho. Portanto, já receberam o 13º salário desse ano.
Devido a isso, está em discussão na Câmara um projeto de Lei para pagamento do 14º salário aos aposentados e pensionistas que ganham até 2 salários mínimos. Ainda não houve a aprovação, mas caso aprovado será pago no ano que vem.
Leia mais: Como receber o abono salarial do PIS?
Se você gostou das informações sobre o 13º salário, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: