Apontado como uma das melhores linhas de crédito pessoal por ter taxas de juros mais baixas, o empréstimo consignado tem alguns problemas com cobranças irregulares e afins.
Bancos, mesmo sem autorização, outorgam empréstimos a clientes que não os solicitaram e depois cobram pagamento incorretamente. Um cliente que passar por essa situação pode entrar na Justiça e receber valores extras de acordo com o código do consumidor. Confira a seguir como funciona!
Como funciona o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo que é custeado automaticamente em parcelas de salários ou benefícios do INSS, no caso dos aposentados e pensionistas.
Leia em seguida: Quer saber o que significa desvincular valor da aposentadoria da inflação? Então venha entender
Devido a essa garantia, os juros que os bancos cobraram costumam ser bem menores, já que o risco de inadimplência é baixo.
Enquanto a taxa média de juros para essa modalidade de crédito foi de 18,9% ao ano, segundo dados do BC em agosto, a taxa média de juros para pessoas físicas no crédito livre foi de 40,9% ao ano.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, os problemas com essa modalidade de empréstimo aumentam cada vez mais. Confira a seguir o que fazer no caso de cobrança indevida!
O que fazer se banco cobrar irregularmente meu empréstimo consignado?
Em março deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou uma lei aumentando a margem de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas de 35% para 40%.
Leia em seguida: Projeto que prevê pagamento de 14º salário do INSS ainda não está aprovado; então saiba mais aqui
Assim, aumentou também o número de casos de concessão de empréstimo por instituições financeiros sem o consentimento do cliente.
Como muitos usuários não acompanham a folha de pagamento, as empresas insistem nas cobranças e taxas irregulares.
Leia em seguida: Quando a revisão do FGTS terá julgamento?
Os consumidores que notarem empréstimos consignados não solicitados em suas contas devem dirigir-se às entidades de defesa do consumidor como o PROCON. O primeiro passo a tomar é registrar uma reclamação formal com a instituição de crédito.
Em seguida, os beneficiários devem estar ciente que não basta a empresa reembolsar. Mas terá de restituir o dobro do valor nos termos do artigo 42.º da codificação de Defesa do Consumidor.
Gostou do conteúdo sobre empréstimo consignado? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Novo aumento de margem com cartão benefício! Veja quem tem direito
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.