Você já ouviu falar que depois de 5 anos, sua dívida desaparece? Esse é um dos maiores mitos que paira sobre o imaginário coletivo brasileiro, mas não é bem assim. Então, o que significa quando a dívida expira? A dívida realmente deixará de existir após esse período? Saiba a seguir!
O que significa “dívida caduca”?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro as dívidas vencem em 5 anos. Sendo assim, o CPF e nome do devedor precisam ser retirados de bancos de dados como Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Além disso, dívidas pendentes não afetarão mais as pontuações de crédito ao consumidor. Este é o período em que as empresas podem cobrar a maioria de suas dívidas em tribunal.
Leia em seguida: Quer saber o que significa desvincular valor da aposentadoria da inflação? Então venha entender
Após esse período, por exemplo, com o CPF da Serasa, ele não aparecerá mais no cadastro. No entanto, isso não significa que a dívida não existe.
Mesmo que o nome de uma pessoa esteja “liquidado”, isso não significa que não haja mais dívidas. No caso da dívida bancária, as instituições costumam continuar faturando por meio de contas próprias ou de empresas terceirizadas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A diferença é que antes desse período de cinco anos eles podiam entrar na justiça. Depois desta hora eles não podem mais cobrar uma taxa por meios legais.
Há outro ponto a ser considerado: mesmo com nome “limpo”, a dívida vencida permanece no banco de dados do banco Central para consulta de empresas e instituições financeiros.
Leia em seguida: Projeto que prevê pagamento de 14º salário do INSS ainda não está aprovado; então saiba mais aqui
Qual a diferença entre caducar e prescrever?
Há uma diferença fundamental entre quando a dívida caduca e quando ela prescreve:
- Dívida caduca: a dívida termina quando o CPF do mutuário sai de uma agência de crédito como a Serasa. No entanto, a dívida não vai embora e você ainda pode achar difícil conseguir um empréstimo.
- Dívida prescrita: a dívida prevista em lei é aquela que não pode mais ser recuperada judicialmente, ou seja, a empresa da qual você obteve o crédito não pode mais cobrar de você por meios legais. Mas você pode continuar sendo cobrado, com e-mails, cartas e SMS, por exemplo.
Leia em seguida: Quando a revisão do FGTS terá julgamento?
A maioria das dívidas como dívidas de cartão de crédito, seguro saúde, hipotecas e impostos, vence em cinco anos. Por exemplo, contas de água, luz, telefone, internet, gás, etc. têm um longo prazo de prescrição de 10 anos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Novo aumento de margem com cartão benefício! Veja quem tem direito
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.