Em torno de 45 mil aposentados e segurados do INSS em reabilitação terão seus benefícios revisados. A medida deve atingir em primeiro lugar os trabalhadores que estão recebendo auxílio-doença e os aposentados, todos em processo de reabilitação que estão há mais de 365 dias sem comparecer à perícia médica.
Aposentados do INSS vão passar por reabilitação?
O INSS iniciou, através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 1º de novembro, a convocação de 45 mil beneficiários, de um total de 150 mil, que participam do Programa de Reabilitação Profissional, para passarem pelo pente-fino que o órgão está promovendo desde o mês de setembro.
A medida, entretanto, deve atingir diretamente trabalhadores que estão recebendo o auxílio-doença e os aposentados, todos que encontram-se em processo de reabilitação e que estão à mais de um ano sem comparecer à perícia médica.
“Esse pente fino não é novidade para os segurados do Instituto, ele está ativo desde o último mês de setembro, e terá duração de seis meses, chegando até abril de 2023”, comenta o advogado João Varella, especialista em direito Previdenciário.
De acordo com o mesmo, o correto é que os beneficiários que foram encaminhados para a reabilitação profissional busca uma Agência da Previdência Social, principalmente os que nunca vão atrás do INSS após terem o seu benefício estabelecido.
“O ideal agora é que essas pessoas que estão recebendo o auxílio ou a aposentadoria e não compareceram para novos exames nos últimos 365 dias, se antecipem e busquem a APS, a qual é quem regula a sua benesse, e verifiquem se os seus dados estão atualizados e se precisam comparecer a alguma perícia para poder manter o seu benefício ativo.”
Convocação INSS
Apesar da nova ordem de convocação, o Instituo Nacional de Seguro Social ainda não informou como o procedimento ocorrerá.
Leia mais: Reajuste acima da inflação: a promessa do governo para o salário mínimo em 2023
“O instituto deve seguir o padrão de convocação que sempre adotou, por carta ou e-mail”, explica João Varella, que ainda faz um alerta referente aos dados dos beneficiários. “É importante que os assistidos pelo INSS, sejam eles pelo auxílio-doença, aposentadoria etc, sempre estejam atentos aos seus dados perante o instituto, mantendo-os sempre atualizados. Para isso, podem acessar tanto o site ou o aplicativo Meu INSS, e observarem se seu endereço residencial, telefone e endereço de e-mail estão condizentes com a realidade. Caso ocorra algum desencontro de informação, o mesmo pode acabar perdendo o seu benefício, mesmo estando apto a recebê-lo, só por que se esqueceu da atualização cadastral”, orienta.
O INSS, além disso alerta que quem for convocado para passar pelo pente-fino deve agendar a sua perícia e comparecer ao exame médico no dia e hora na qual marcado. Chegando ao local do exame será necessário comprovar a incapacidade, com atestados e laudos por exemplo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
“Aos que receberem a convocação e não agendarem a perícia, o INSS informa que o benefício será bloqueado instantaneamente, podendo ser suspenso e finalmente cortado, caso o beneficiário não se apresente ao instituto”, diz João Varella.
Como funciona a Reabilitação Profissional?
Este programa opera oferecendo aos segurados por incapacidade para o trabalho, por decorrência de doença ou acidente, uma assistência educativa para reabilitação, e até reeducação profissional para posteriormente continuar exercendo a mesma função após a incapacidade parcial ou total.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA! Margem do INSS aprovada libera dinheiro para aposentados
Vale mencionar que apenas pessoas com deficiência podem fazer parte do programa.
“O benefício fica inicialmente ativo pelo período de um ano, caso sendo necessário estender, o beneficiário continuará na reabilitação e passará por reavaliação da sua perícia médica a cada quatro meses, assim, mantendo a sua renda por tempo indeterminado”, finaliza João Varella.
Saiu novo cartão para aposentados que libera R$1164 em saque
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube.